CARATINGA – Uma equipe formada por sete fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) na segunda-feira (4), uma blitz de fiscalização no município de Caratinga e nos distritos de Cordeiro de Minas, Dom Lara, Dom Modesto, Patrocínio de Caratinga, Santa Efigênia de Caratinga, Santa Luzia de Caratinga, Santo Antônio do Manhuaçu, Sapucaia, São Cândido e São João do Jacutinga. A ação, que será realizada até o dia 8 do mesmo mês, vai averiguar a regularidade em cerca de 140 obras e empresas de engenharia.
O principal objetivo da blitz é verificar a presença de profissionais habilitados e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dos serviços de engenharia, agronomia e geociências. O inspetor-chefe de Caratinga, engenheiro civil Tiago de Souza Alves, ressalta que a ação é necessária para que o Conselho cumpra seu papel de forma efetiva. “A presença de um profissional habilitado é indispensável para que o serviço prestado seja feito da forma mais correta possível, visando sempre a segurança da sociedade”, diz ele.
Intensificadas no ano passado, as blitze se caracterizam por serem uma ação concentrada, em local e duração, e mais ágeis, por contarem com um maior número de fiscais. Segundo o gerente de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, elas reforçam as fiscalizações de rotina do Conselho. “As blitze mostram resultados extremamente eficazes na identificação de irregularidades, o que nos possibilita atuar para evitar que atividades da engenharia, da agronomia e das geociências sejam executadas por uma pessoa inabilitada, causando risco à sociedade”, afirma o gerente.
BALANÇO
No primeiro semestre de 2019, foram realizadas 29 blitze em todas as regiões do estado, com um total de mais de 4 mil ações de fiscalização entre obras, empresas, contratos, quadro técnico e crédito rural. A fiscalização do Conselho é focada no exercício profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.