Acesso à internet ainda opera abaixo do esperado para todas as operadoras na cidade
CARATINGA – A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) está com aplicativo que possibilita que o usuário visualize em mapa as estações (antenas) do serviço móvel (telefonia celular) licenciadas e ativas em cada município e se informe quanto às tecnologias disponíveis e referências de qualidade na prestação dos serviços de voz e de dados de cada prestadora.
Com o novo aplicativo – disponível para Android, iOS e também na web, o usuário poderá consultar a qualidade dos serviços de voz e de dados nas redes das operadoras do serviço móvel em todos os municípios brasileiros. O consumidor poderá consultar o ranking das operadoras, construído a partir dos indicadores de acessibilidade, conexão, quedas e desconexão, aferidos pela agência. É possível, ainda, acompanhar a evolução da qualidade de cada operadora a partir da consulta ao histórico desses indicadores em intervalos de até 12 meses.
Para avaliação da qualidade na prestação do serviço móvel em cada município, a Anatel trata indicadores de qualidade das estações e os consolida, comparando-as a patamares de referência a serem cumpridos pelas prestadoras. O aplicativo disponibiliza as qualidades dos serviços de voz e de dados, nas redes das prestadoras, aferidas pelos indicadores de acessibilidade, conexão, quedas e desconexão.
Em Caratinga, segundo o site, há 30 Estações Rádio Base – central que faz a conexão entre os telefones celulares e a companhia telefônica- de 2G e 3G. A Vivo é a operadora que mais tem antenas espalhadas pela cidade.
A Oi tem o melhor serviço de voz da cidade, com indicador de qualidade de 99,87%. A operadora é seguida por Claro, com 97,62% e Tim com 98,67%. A Vivo aparece com o pior desempenho, com 97,40%. Todas operam acima do índice de referência da Anatel.
Em relação à qualidade dos serviços de dados, a Vivo aparece na frente com 97,75 %, seguido da Claro, com 91,11%. Em terceiro lugar, a TIM, com 90,11% e por último a Oi, com 88,34%. No entanto, todas oferecem acesso à internet aos seus clientes, abaixo do índice de qualidade prevista pela Anatel.
PATAMARES DE REFERÊNCIA
Para o serviço de voz, o patamar de referência para o indicador de acesso à rede é de 95%. Assim, barras de cor verde indicam o atingimento do patamar estabelecido, ou sua superação; barras de cor amarela expressam valores entre 85% e 94,99% e barras de cor vermelha indicam valores abaixo de 85%. O patamar para o indicador de queda da rede de voz é de 2% ou inferior. Assim, barras de cor verde indicam o atingimento do patamar estabelecido; barras de cor amarela expressam valores entre 2,01% e 4,99%; e barras de cor vermelha indicam valores iguais ou superiores a 5%.
Para o serviço de dados, o patamar de referência para o indicador de conexão à rede é de 98%. Desta forma, barras de cor verde indicam o cumprimento do patamar estabelecido ou sua superação; barras de cor amarela expressam valores entre 80% e 97,99% e barras de cor vermelha indicam valores abaixo de 80%. O patamar para o indicador de desconexão da rede é de 5% ou inferior. Assim, as barras de cor verde indicam o atingimento do patamar estabelecido, barras de cor amarela expressam valores entre 5,01% e 10% e barras de cor vermelha indicam valores iguais ou superiores a 10%.
Tanto para o serviço de voz quanto para o serviço de dados, barras amarelas ou vermelhas indicam o não atingimento dos patamares de referência das metas de
qualidade.