A vez dos professores

Emocionado, Fabrício é saudado por um dos comandados após a vitória diante do Limoeiro
João é pura energia à beira do gramado.
João é pura energia à beira do gramado.

Santa Cruz e ASBJ decidem hoje o Regional da LCD. Técnicos João Batista e Fabrício Tristão falam de suas expectativas

CARATINGA – Às 15h de hoje, no Estádio Doutor Maninho, Santa Cruz e ASBJ decidem o título do Campeonato Regional da Liga Caratinguense de Despostos (LCD). O time do Santa Cruz leva vantagem por ter vencido o primeiro confronto por 3 a 2. Para a ASBJ somente a vitória, por qualquer placar, interessa e assim levar a decisão para os pênaltis.

E essa semana foi diferente para os ‘professores’, forma que os técnicos de futebol passaram a ser chamados a partir da década de 1990, João Batista (Santa Cruz) e Fabrício Tristão (ASBJ). Como muitos de seus comandados vivem em outras cidades e há a impossibilidade de treinar, eles passaram horas e horas maquinando os esquemas táticos em suas cabeças. Então o DIÁRIO conversou com os professores para saber de suas expectativas para essa decisão.

Emocionado, Fabrício é saudado por um dos comandados após a vitória diante do Limoeiro
Emocionado, Fabrício é saudado por um dos comandados após a vitória diante do Limoeiro

JOÃO BATISTA

João começou sua carreira de treinador nas categorias de base do Esplanada. Em 2013 veio primeiro título, conquistando o Regional de Inhapim, categoria sub-17. Em 2014, dirigiu o Esplanada e o levou o time até a semifinal do Regional da LCD. Ele continuou na equipe do Esplanada em 2015. Já no primeiro semestre de 2016, junto de Dedéu e Tarcísio, foi trabalhar no Vila Nova de Sapucaia e o time foi vice na Copa Distrital nos quadros Aspirante e Titular. “Então fui convidado pelo presidente do Santa Cruz, o Cascão, para levar minha comissão técnica para trabalhar nesta equipe. Juntamente com meu amigo e jogador Juliano e meu auxiliar Cobrinha, começamos a montagem do time”.

O ótimo resultado conquistado no último domingo (20) em Bom Jesus do Galho deu certa tranquilidade para João Batista. “Minhas expectativas são para que tudo ocorra bem, que o jogo possa ser defino dentro de campo sem influência externas de arbitragem. Desejo que o maior espetáculo seja proporcionado pelos atletas. Espero um grande jogo”, comenta João.

Mesmo jogando pelo empate, João disse que o Santa Cruz não entrará acomodado em campo. “O Santa Cruz é um time de características ofensivas. Vamos tentar jogar com a cabeça tranquila para que possamos nos consagramos campeões e tentar definir o jogo no tempo normal ou com a vitória ou com empate. O que mais importa agora é o título”, pontua João.

Nessa reta final, João não se esquece daqueles que ajudaram o time nessa caminhada. “Como técnico do Esporte Clube Santa Cruz gostaria de agradecer todos os patrocinadores e colaboradores que estão nos apoiando. Fica aqui o nosso muito obrigado. Toda honra e glória ao Senhor Jesus Cristo por ti vivemos Senhor. Agradeço a minha família por estar sempre comigo me apoiado em meus projetos, minha esposa, meus filhos. O meu filho Yamam falou que essa conquista seria para nossa princesa Maria Vitória, que já grita o nome do time do Santa Cruz. Meu bebê João Vitor sempre com sorriso no rosto com três dentes somente (risos). Minha mãe que ouve o jogo no rádio junto de meu pai. Estendo os agradecimentos as minhas irmãs, meus sobrinhos e cunhados, pois sempre apoiam. Quero parabenizar nossos jogadores pelo amor que todos estão vestindo essa camisa e cumprindo com seus compromissos. Meus amigos que estão me apoiado desde o começo fazendo que o sonho possa quase se tornar realidade. Imensa gratidão a torcida do Gorila. Todos estão de parabéns”.

FABRÍCIO TRISTÃO

Fabrício Tristão já venceu o Regional da LCD e o campeonato da Liga de Ipatinga. Esses sucessos fizeram com que fosse chamado de o ‘Guardiola do Bonja’. Mesmo diante de uma situação adversa, ele se mostra confiante. “Minha expectativa é que a Associação volte a jogar neste domingo (hoje) o futebol que jogou na primeira fase do campeonato, onde tivemos a melhor campanha. Temos que fazer jus a camisa que vestimos. Nosso ponto forte é força do plantel, temos jogadores técnicos e o nosso psicológico está bem”, afirma Fabrício.

E justamente o peso da camisa da ASBJ é uma das motivações de Fabrício Tristão. “Só por vestirem essa camisa tão tradicional, os jogadores tem que estarem motivados. Tem o fator da derrota na partida em casa pelos motivos apresentados. O nosso time está mordido e vamos com tudo pra fazer um bom jogo e conquistar a vitória no domingo (hoje). Eu acho que o fator motivacional se baseia muito em o que significa pra nossa cidade a conquista do sexto título da LCD. E todos jogadores sabem do peso que isso tem para Bom Jesus do Galho”.

Ao final, o técnico da ASBJ conclama a torcida para jogo de hoje. “Nossa torcida estará em peso no Dr. Maninho e haverá ônibus para levá-la. Com o apoio da torcida iremos nos sair bem. Também gostaria de agradecer ao Agnaldo Reis, Aminas Saúde, Joel Tristão Jr e todos aqueles que contribuíram para que a ASBJ chegasse a sua quinta final nos últimos cinco campeonatos que disputou pela LCD”.