Inauguradas novas instalações do Fórum de Inhapim

INHAPIM- As novas instalações do Fórum Anastácio Chaves, em Inhapim, foram inauguradas nesta terça-feira (18). O novo prédio, situado à Avenida Pau Brasil, no Loteamento Recanto Verde, em Inhapim, é uma edificação no padrão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, com capacidade para instalação de três juízes. O tamanho da edificação foi definido com base no dimensionamento dos espaços necessários para desenvolvimento da prestação jurisdicional.

O primeiro pavimento acomoda salão do júri, Sala da Defensoria, conciliação e arquivo e outros recintos. O 2º pavimento apresenta secretarias, gabinetes dos juízes, assessorias, setor psicossocial, administração, etc. Haverá ainda um reservatório inferior e um reservatório barrilete. O espaço conta ainda, com bicicletário, estacionamento para motos e estacionamento externo (incluindo vagas para deficiente físico, viaturas e vagas para idosos).

O valor licitado da obra foi de R$ 15.786.494,67 sendo que a empresa ganhadora foi a CG Engenharia.

O prestigiado evento contou com a participação de autoridades políticas, profissionais da área do Direito, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, dentre outros.

A Comarca de Inhapim atende, além do município-sede e seus distritos — Bom Jesus do Rio Preto, Itajutiba, Jerusalém, Macadame, Novo Horizonte de Inhapim, Santo Antônio do Alegre, São Tomé de Minas e Tabajara —, as cidades de Bugre, Dom Cavati, Iapu, São Domingos das Dores, São João do Oriente, São Sebastião do Anta.

O presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho destaca a importância do novo espaço para a comarca. “Foi um prazer muito grande pra mim estar aqui, para entregar à população da comarca de Inhapim, aos municípios que a compõe, os 11 distritos que também fazem parte da comarca, essa nova edificação. Edificação sólida, arquitetonicamente bem lançada para trazer maior conforto aos juízes, aos servidores, e especialmente aos jurisdicionados. Na verdade, nós somos todos servidores públicos, nossa função é de servir à população. Ao entregar a população essa nova edificação, estamos entregando uma prestação jurisdicional, mais rápida, mais eficiente, prestando de maneira eficaz o que é a nossa função maior, que é justamente resolver os processos com mais rapidez e eficiência”.

A juíza diretora foro da comarca de Inhapim, Larissa Teixeira da Costa, enfatiza o novo espaço, amplo e moderno, para atendimento do público. “Uma estrutura fantástica preparada para receber a população, os jurisdicionados, os próprios servidores, e a gente enquanto juiz, ter maiores condições de poder prestar melhores serviços. O antigo fórum, apesar da localização ser excelente não tinha acessibilidade, algumas salas não estavam preparadas para poder ter audiências do tribunal do júri, não tinha gabinete de juiz, não tinha salas preparadas e, hoje, estamos com essa estrutura que é um presente para a população da comarca de Inhapim. Tenho certeza que vamos ser muito felizes aqui, poder fazer nosso serviço da melhor forma possível, e estamos aqui a disposição da população, e de portas abertas a receber todo mundo aqui”.
A comarca de Inhapim é de segunda entrância com dois juízes, Larissa Teixeira da Costa e Filippe Luiz Perottoni. Conforme a juíza, os números de produtividade e o andamento dos processos são bastante satisfatórios. “Estou aqui há um ano e oito meses como diretora do fórum, inclusive, doutor Felipe chegou ano passado, hoje temos o prazer de ter a comarca com os processos todos em dia. Nossa produtividade é digna de ser comentada, porque os servidores são pessoas muito capazes, e que fazem com que as coisas andem da melhor forma possível, e a gente possa devolver a população, de uma forma célere, porque a justiça se ela não for feita a tempo modo, ela não é uma justiça. Então, a gente aqui tem essa felicidade de poder manter o serviço, a gente trabalha muito pra isso, mas tenho certeza que as pessoas podem perceber isso e ver que a justiça está presente, o poder judiciário está presente junto com os outros órgãos de segurança pública, sempre atuantes aqui na comarca de Inhapim”.
O prefeito Márcio Elias, o Marcinho, frisou a data como um dia muito feliz para o município de Inhapim, e a contribuição da Prefeitura para conquista do terreno. “Especialmente pra mim, por ter a felicidade e a honra de ter contribuído de alguma forma para realização desse sonho, que é um prédio novo, moderno, que realmente o poder judiciário vai poder levar esse serviço mais bem elaborado, mais acessível ao nosso povo, não só de Inhapim, mas de toda comarca. Inhapim contribuiu com a doação do imóvel para a construção do terreno, porque sabíamos da importância do desenvolvimento da cidade, que gera renda, emprego para nossa cidade. E como gestor a gente ver uma obra chegar ao seu fim é uma satisfação muito grande que a gente sente”.
Marcinho também pontuou o local escolhido para instalação do Fórum, valorizando uma nova área e desafogando o trânsito do centro da cidade. “O trânsito lá está bem congestionado e a expansão do município, o desenvolvimento, ainda mais agora fazendo parte da área da Sudene, onde as empresas de fora já vêm buscando opções dentro do nosso município, e o fórum com certeza um chamativo para isso”.

Manchete do dia

Últimas Notícias