AGOSTO LILÁS

PM intensifica ações de combate à violência contra a mulher

CARATINGA – A Polícia Militar de Minas Gerais iniciou mais uma edição da Operação “Agosto Lilás”, campanha nacional de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. A iniciativa marca o aniversário da Lei Maria da Penha, que neste ano completa 19 anos de vigência no Brasil.
De acordo com a sargento Cássia, que atua diretamente na Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD), o mês de agosto foi escolhido justamente por conta da promulgação da Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, considerada um marco legal no combate à violência contra a mulher no país. “O mês de agosto foi determinado devido ao aniversário da Lei Maria da Penha. A cada ano, intensificamos as ações em parceria com os demais órgãos da rede de enfrentamento à violência doméstica para prevenir e coibir novas agressões”, explicou.
Segundo a sargento, embora o trabalho de combate à violência contra a mulher ocorra durante todo o ano, o “Agosto Lilás” representa um período de reforço das atividades. “Estamos intensificando as ações em todo o Estado, juntamente com a Polícia Civil, órgãos de assistência social e outras entidades que integram essa rede de apoio”, disse.

Patrulha de Prevenção
Uma das frentes de trabalho destacadas pela PM é a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica, que atua diretamente no acompanhamento das vítimas. “Esse serviço é prestado às mulheres que registram boletins de ocorrência. Nós fazemos um filtro desses registros e visitamos as vítimas, oferecendo suporte e orientação. O objetivo é afastar o agressor e permitir que a mulher retome sua vida sem interrupções ou ameaças”, explicou a sargento Cássia.
Ela ressalta a importância de romper o silêncio e buscar ajuda. “É fundamental que a mulher não se cale, que reconheça o ciclo de violência em que está inserida e peça ajuda. Estamos aqui para ampará-la. Em casos de flagrante, o acionamento do 190 é imediato e a viatura terá prioridade no atendimento. Também é possível registrar ocorrências diretamente nas unidades da Polícia Militar ou da Polícia Civil”, orientou.

Denúncias
Além das vítimas, terceiros também podem denunciar situações de violência doméstica. “Qualquer pessoa pode ligar para o número 180 e relatar uma situação de suspeita ou violência. A denúncia será apurada”, frisou a militar.

Origem do Agosto Lilás
Criada para marcar o aniversário da Lei Maria da Penha, a campanha “Agosto Lilás” surgiu com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os diversos tipos de violência sofridos por mulheres — física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. A cor lilás foi escolhida como símbolo da luta pelos direitos das mulheres e pelo fim da violência de gênero.
Ao completar 19 anos, a Lei Maria da Penha é considerada uma das legislações mais avançadas do mundo no enfrentamento à violência doméstica, e o mês de agosto se torna, ano após ano, um marco na mobilização coletiva em defesa das mulheres brasileiras.