Bruno Mendes lança romance intenso que desafia a violência e revela a força do amor
CARATINGA – Uma história de amor e redenção que atravessa cidades, marcas de violência e ressignificação de vidas chega às livrarias. É ‘Limão Doce – Amor e Sangue’, o romance de Bruno Mendes, lançado pela Ipê das Letras, editora reconhecida pela qualidade de suas publicações. O livro, que começa em Belo Horizonte, se desenrola no Rio de Janeiro e encerra na cidade natal do autor, Caratinga, mergulha nas camadas mais duras da vida urbana e nos dilemas de quem busca recomeçar.
“É um drama romântico”, define Bruno Mendes, que conversou com o DIÁRIO sobre sobre literatura, criação e o processo de escrever seu primeiro romance. Ao ser questionado sobre como a literatura entrou em sua vida, Bruno recorda: “Desde pequeno eu sempre gostei muito de ler. Um dos primeiros autores que me chamou atenção e que me inseriu de verdade no mundo literário foi Ziraldo, com a famosa história do Menino Maluquinho, que acredito tenha sido parte da infância de muitos aqui na cidade. Esse foi meu primeiro pontapé para a literatura.”
Ao falar sobre outros autores e influências, ele revela: “Sempre gostei, principalmente na infância e adolescência, de contos e histórias de ficção. Teve um livro que me marcou muito, sobre ‘um vampiro que descobriu o Brasil’ (romance de Ivan Jaf lançado em 1999), uma história sensacional que li há muitos anos.”
A trajetória de Bruno como escritor começou cedo. “Eu sempre tive uma imaginação fértil. Quando criança, largava os brinquedos para brincar com um caquinho de tijolo, imaginando mil coisas. Na adolescência, comecei a dar forma a essas ideias, escrevendo contos e redações. Comecei a escrever mesmo a partir dos 14, 15 anos de idade.”
O autor destaca que sua produção literária evoluiu com o tempo: “No começo, eu escrevia mais aventura e ficção. Hoje, continuo desenvolvendo histórias e inclusive tenho uma obra ainda em andamento, que começou há muito tempo e agora vai ganhar forma.”
Questionado sobre ‘Limão Doce – Amor e Sangue’, Bruno explica o enredo sem revelar spoilers: “O livro traz uma abordagem muito direta e toca em assuntos sensíveis. O personagem principal, José Limão, passa por situações que ninguém deveria enfrentar, faz escolhas dolorosas, paga um preço alto, mas descobre, onde menos se espera, a possibilidade de redenção e uma vida melhor. Um dos pontos mais sensíveis é o reflexo do abandono e da falta de segurança que a sociedade dá para crianças em situação de vulnerabilidade. Os traumas da infância dele moldam a vida adulta.”
O livro se passa em três cidades, segundo o autor: “Começa em Belo Horizonte, onde ocorre a infância do José Limão. Depois, a história se desenrola 90% no Rio de Janeiro e termina em Caratinga, uma homenagem à minha cidade natal. Resido no bairro Dr. Eduardo, e quis divulgar a cidade e sua cultura.”
Apesar do tom intenso, Bruno garante que a obra possui uma narrativa envolvente e quase cinematográfica: “Não escrevi com a intenção de criar uma obra cinematográfica, mas muitos leitores relatam que imaginam cenas como se fosse um filme. Quem sabe no futuro, não é mesmo? Quem sabe produtores do Brasil afora se interessem.”
Sobre o lançamento em Caratinga, o autor convida o público: “Será no próximo sábado, dia 23, na Casa Ziraldo de Cultura, das 9h às 11h30. Haverá sessão de autógrafos e fotos com o público. Para quem quiser adquirir o livro, teremos unidades disponíveis no evento, além de vendas pelo site da Ipê das Letras e pelo meu Instagram (brunomendes_94). Quem estiver fora da região, inclusive em Lisboa, também pode comprar, pois a editora tem alcance internacional.”
Bruno Mendes finaliza com um recado aos leitores: “Espero todos lá no sábado, será um prazer compartilhar esse trabalho, resultado de tanto esforço e dedicação. ‘Limão Doce – Amor e Sangue’ é mais que uma história, é uma reflexão sobre escolhas, traumas e a possibilidade de recomeço.”