Rinoplastia: “A Cirurgia da Beleza”

A Rinoplastia ou cirurgia do nariz, é a cirurgia plástica que promove a modificação anatômica e estrutural do nariz, podendo mexer em sua parte funcional, caso haja necessidade.

Considerada pelos cirurgiões plásticos como a “cirurgia do embelezamento”, a Rinoplastia pode alcançar resultados extraordinários na harmonia e proporção do contorno facial.

Essa cirurgia é realizada desde meados do século XIX, e até hoje é objeto de constante busca e aprimoramento pela especialidade, visto a complexidade da anatomia local e pelo exercício da respiração.

A Rinoplastia estética pode modificar: O tamanho do nariz (pode diminuir ou aumentar),  dar projeção (arrebitar a ponta), diminuir a largura da base, aumentar o dorso, modificar o tamanho das narinas. Atua, também, na queixa mais comuns dos pacientes, que é  o famoso “calo” nasal (giba no dorso nasal, cartilaginosa e/ou óssea.)

Todavia, o mais importante além da correção estética, é preservar a função nasal, visto que grande parte dos pacientes possuem desvio do septo nasal nos mais variados graus e dificuldade para respirar, sobretudo quando estão dormindo.

 

Indicações:

Ela está indicada para os pacientes homens e mulheres que sentem incomodados com a aparência do nariz e/ou algum problema respiratório. A Rinoplastia pode ser feita após 16 anos, momento em que a estruturação nasal está completa.

Pode-se associar outras cirurgias com a Rinoplastia. A mais comum delas é o aumento do mento ( queixo) através de prótese ou avanço do osso da mandíbula. Essa cirurgia combinada é denominada de “Perfiloplastia”. É muito interessante essa associação uma vez que um queixo retraído e pequeno pode ressaltar ainda mais um nariz grande no pré-operatório.

 

Como é feito o estudo do novo nariz:

O novo nariz deve ser avaliado pelo cirurgião obedecendo algumas regras que envolvem alguns cálculos matemáticos, como por exemplo: ângulo da ponta nasal com a boca, ângulo da ponta nasal com base do nariz, largura do nariz em relação ao canto medial dos olhos, avaliação da altura do dorso nasal e quantos milímetros esse dorso pode ser reduzido. É uma fase muito trabalhosa, semelhante ao trabalho de um escultor.

Atualmente há programas 3D que simulam o  “antes” e o “depois”. Particularmente, apesar de ser muito utlizado, eu não vejo tanta vantagem, visto que o paciente gera uma grande expectativa diante da sua imagem com um novo nariz hipotético e na prática nem sempre o nariz fica daquela forma. O resultado da cirurgia vai muito além dessa simulação, visto que cada paciente tem sua individualidade.

 

 

Como é feita a Cirurgia:

A cirurgia pode ser realizada através da modalidade fechada e sem cortes- “endorrinoplastia” ou da modalidade aberta, com cortes- “Exorrinoplastia.

Atualmente, opta-se pela realização da “Rinoplastia Aberta Estruturada”, nessa modalidade, faz-se um corte abaixo da columela nasal em forma de V ou W, pequeno, com uma cicatriz quase imperceptível. É possível expor todo o nariz e modelar as estruturas da forma que for desejado.

A endorrinoplastia, hoje é usada para casos selecionados. Essa modalidade foi a primeira utilizada pelos cirurgiões e atualmente esta em desuso, sendo a escolha de exceção pela maioria dos Cirurgiões Plásticos.

A anestesia geral é a rotina para rinoplastia aberta. Em alguns casos pode-se usar a sedação e a anestesia local.

 

O pré-operatório:

Além dos exames pré-operatórios de rotina como: Eletrocardiograma, Raio X de tórax e exames de sangue, é necessária uma Tomografia Computadorizada de Face com Reconstrução 3D para avaliar a anatomia nasal, irregularidades do septo nasal.

 

O pós-operatório

O pós-operatório não é tão dolorido, porém tem alguns incômodos persistentes como sensação de nariz obstruído, hematomas nasais e equimoses na face que podem persistir por até 30 dias.

 

Curativos e repouso:

Antes o curativo era realizado com gesso no dorso do nariz. Hoje é realizado com um artefato plástico, chamado Aquaplast que proporciona maior estabilidade do dorso nasal e menor edema).  O repouso é recomendado nos primeiros 7 dias, deitar sempre com a cabeceira elevada para diminuir risco de hematomas locais.

 

O resultado…

O resultado da Rinoplastia aparece no final do primeiro mês, quando o edema já regrediu. Porém o resultado final é com 6 meses.

Perguntas que você deve fazer ao cirurgião plástico no momento da consulta:

Use esta lista como um guia:

  • Você é especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica?
  • Você foi treinado especificamente no campo da Cirurgia Plástica?
  • Quantos anos de treinamento em cirurgia plástica você teve?
  • A instalação do centro cirúrgico em sua clinica é autorizada pela Vigilância Sanitária?
  • Sou um bom candidato a este procedimento?
  • O que se espera de mim para que os melhores resultados sejam obtidos?
  • Onde e como será realizado o procedimento?
  • Qual técnica cirúrgica é recomendada para mim?
  • Quanto tempo de recuperação posso esperar, e que tipo de ajuda vou precisar durante minha recuperação?
  • Quais são os riscos e complicações associados ao meu procedimento?
  • Como são tratadas as complicações?
  • Qual será a aparência do meu nariz com o passar do tempo?

( Fonte: site SBCP)

 

Portanto, a cirurgia de Rinoplastia alcança um resultado fantástico quando bem indicada e executada por quem tem experiência e treinamento. Procure um Cirurgião Plástico para realizar sua Rinoplastia Estética, ele é o profissional mais adequado para essa a solução dessa queixa.

 

Dúvidas:

hedelberto.bg@hotmail.com

Dr Hedelberto Barbosa Gonçalves

Cirurgião Plástico- Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica- SBCP

Manchete do dia

Últimas Notícias