DA REDAÇÃO– Com pouco mais de 4 mil habitantes, Taparuba tem se consolidado como referência regional em agricultura, organização comunitária e produção com identidade. O município do Leste de Minas Gerais demonstra que, mesmo pequeno em população, é grande em resultados quando o assunto é agropecuária.
Produção de leite em destaque
Segundo relatório técnico, Taparuba ultrapassa atualmente a marca de 100 mil litros de leite produzidos por dia, envolvendo mais de 350 propriedades rurais. A atividade é considerada a principal fonte de renda agrícola da cidade e tem recebido investimentos em políticas públicas e incentivos.
O prefeito Joaquim Carlos da Silva Neto ressalta a importância desse setor para a economia local.
“Taparuba tem muito a oferecer, somos produtores na cadeia do leite. Taparuba hoje é um município pequeno, mas produz mais de 100 mil litros de leite por dia”, destacou.
Café conilon premiado
Outro destaque é a cafeicultura, especialmente com o cultivo do café conilon, variedade reconhecida pelo sabor intenso e maior teor de cafeína. São mais de 80 produtores envolvidos, com uma produção média anual estimada em 50 mil sacas. O café de Taparuba já recebeu reconhecimento estadual, conquistando espaço no mercado pela qualidade.
O prefeito lembrou que a cafeicultura é uma das apostas do município. “Estamos no ramo do café conilon, já produzindo mais de 100 mil sacos e seguindo ainda o plantio de cacau”, afirmou.
Tradição na cachaça artesanal
A produção de cachaça artesanal também ocupa lugar de destaque. Taparuba possui um circuito de produtores que juntos alcançam uma estimativa de 2 milhões de litros ao ano. O produto é valorizado pela qualidade e autenticidade, ganhando espaço em diferentes regiões do Brasil.
“Temos também a produção da cachaça, com mais de 2 milhões de litros por ano e tudo assim de qualidade, com muita autenticidade”, completou o prefeito.
Diversificação com a banana
O cultivo de banana vem crescendo e se fortalecendo como alternativa econômica, especialmente para a agricultura familiar. A fruta já integra o mix produtivo de diversas propriedades rurais, ampliando a diversidade agrícola do município.
Compromisso com o combate à fome
Durante participação no Seminário Internacional Panamericano de Bancos de Alimentos, o prefeito reforçou a relevância da produção de alimentos diante dos desafios globais. “É muito importante aquilo que o mundo mais necessita, que são os alimentos. E essa integração do pequeno produtor faz uma diferença muito grande para nós sairmos desse impacto no mundo, né? Que a fome dói”, declarou.
Para Joaquim Carlos da Silva Neto, Taparuba representa a força do interior e da união comunitária. “Taparuba é uma terra que planta, educa e encanta. É muito importante a gente mostrar que pode fazer mais pelo nosso município, pelo nosso país e até pelo mundo. Somos todos iguais, seres humanos, e temos que bater nessa tecla: extinguir de vez essa fome do mundo”, concluiu.
