Ponte Nova recebe Dia de Campo com foco em inovação e fortalecimento da agricultura familiar

PONTE NOVA – No dia 30 de setembro, produtores rurais de Ponte Nova e região terão a oportunidade de se encontrar com especialistas de diversas cadeias produtivas em um dia focado no aprendizado e trocas de experiências. Na programação, palestras e demonstrações sobre: cafeicultura, pecuária leiteira, piscicultura de corte e ornamental, apicultura e o plantio de feijão.

Todos os profissionais estarão no Dia de Campo promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Nova, em parceria com o Sistema Faemg Senar, Epamig e Emater-MG, com apoio da prefeitura de Ponte Nova.

Programação

O evento gratuito será realizado no Parque de Exposições, das 9h às 15h. A programação começa com credenciamento, café e a abertura oficial na parte da manhã. Às 11h, será ministrada a palestra: Oportunidades de mercado para agricultores familiares, tema essencial para ampliar mercados e valorizar a produção local.

No período da tarde, das 13h às 15h, os participantes poderão escolher estações técnicas de acordo com seus interesses:

– Cultivo de Café Arábica e Conilon, práticas regenerativas e conservação do solo;

– Pecuária leiteira, com foco em alimentação e no Programa de Assistência Técnica e Gerencial- ATeG;

– Piscicultura de corte e ornamental;

– Apicultura e aproveitamento dos derivados do mel;

– Produção de feijão.

O evento busca aproximar produtores e instituições de extensão, pesquisa e educação promovendo a troca de conhecimentos e o acesso a novas tecnologias, fundamentais para o fortalecimento da atividade rural na região.

Inscrições gratuitas

Mais informações e inscrições para o Dia de Campo na Sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Nova e pelo telefone (31) 3817-3157.

 

Cemig Agro

Após o Dia de Campo os produtores rurais interessados poderão participar de reunião sobre o projeto Cemig Agro e as iniciativas do Sistema Faemg Senar junto à iniciativa na região.

O Cemig Agro é um programa da Cemig Distribuição que prevê investimentos de cerca de R$ 11 bilhões até 2027. A iniciativa busca apoiar a transição energética no campo, ampliando a oferta de energia de qualidade, reduzindo interrupções e garantindo mais agilidade no atendimento, sempre com foco na satisfação do produtor rural.

O programa, fruto de articulação com a Faemg, reúne ações como a criação de um canal exclusivo de atendimento ao produtor, inspeções e limpeza em milhares de quilômetros de redes rurais, instalação de mais de 3 mil religadores, ampliação de equipes de manutenção e incentivo a projetos de eficiência energética voltados ao setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *