DA REDAÇÃO– O Governo de Minas, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), anunciou nesta quinta-feira (25/9) a implementação de 30 novas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) em todo o estado, entre elas a de Manhumirim. O termo assinado oficializa a inclusão dos municípios no Programa UAI Compartilha, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), e prevê o uso de recursos do Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (FEPDC).
O governador Romeu Zema destacou a importância do projeto: “Fico muito feliz com essa conquista para os mineiros, que terão acesso a serviços do Estado, das prefeituras e federais de forma mais eficiente”. O vice-governador Mateus Simões reforçou que o programa aproxima o serviço público da população: “Ter condições de acessar a identidade ou outros serviços sem precisar se deslocar longas distâncias é motivo de muito orgulho”.
A captação de R$ 10,8 milhões, realizada em agosto de 2024, será aplicada na aquisição de mobiliário, equipamentos e sinalização visual das UAIs. Com isso, Manhumirim e os demais municípios beneficiados terão acesso a atendimentos como emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), recuperação da conta Gov.br, serviços de trânsito relacionados a habilitação e veículos, entre outros. Todas as unidades também contarão com postos do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).
Atualmente, Minas Gerais possui 58 UAIs em funcionamento, sendo 22 via UAI Compartilha, além de quatro postos provisórios em cidades que aguardam a implantação completa das unidades. Com a chegada das 30 novas UAIs, o estado passará a contar com mais de 80 unidades, distribuídas em todas as macrorregiões.
Segundo Silvia Listgarten, secretária de Estado de Planejamento e Gestão, “a ampliação do Programa UAI Compartilha é fundamental para promover cidadania, integrando esforços do Governo, prefeituras e do MPMG. Isso representa mais facilidade de acesso, redução de distâncias e atendimento de qualidade cada vez mais próximo da população”.
O procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Paulo de Tarso Morais Filho, reforçou que a parceria entre o MPMG e o Governo de Minas contribui de forma significativa para o fortalecimento das políticas públicas: “Trabalhar juntos para viabilizar essas UAIs é uma grande realização que beneficia diretamente os mineiros”.
Com a chegada da UAI, Manhumirim terá um espaço estruturado e capacitado para oferecer serviços integrados à população, promovendo mais eficiência, rapidez e qualidade no atendimento público.