Inhapim sedia 1ª Conferência Intermunicipal de Desenvolvimento Rural Sustentável

INHAPIM – Com o lema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, a Prefeitura de Inhapim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, realizou na tarde da última sexta-feira (17) a 1ª Conferência Intermunicipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. O evento ocorreu no salão nobre do Paço Municipal e reuniu cerca de 130 produtores rurais e agricultores familiares de diversas regiões.

A conferência teve como objetivo discutir políticas públicas, programas e projetos voltados ao fortalecimento da agricultura familiar, além de coletar informações que subsidiarão ações dos governos estadual e federal.

O superintendente estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar em Minas Gerais, Antônio Augusto Garcia Veríssimo, foi o palestrante principal. Em sua fala, destacou os investimentos do Governo Federal no setor. “Com a realização da conferência, nosso objetivo é coletar as demandas, tanto na crítica das políticas públicas já existentes quanto na criação de novas. O Governo do presidente Lula tem feito a sua parte. Somente para a agricultura familiar em Minas Gerais foram liberados R$ 7,5 bilhões em crédito para o pequeno produtor”, afirmou.

A secretária municipal de Agricultura, Nádia de Oliveira Rocha, agradeceu aos participantes e ressaltou o papel essencial da agricultura familiar no desenvolvimento regional. “Sabemos que a agricultura familiar move não somente Inhapim, mas todo o país. O produtor rural que se mantém atento às políticas de fomento e crédito agrícola sai na frente, conquista novos mercados e moderniza sua produção”, pontuou.

Encerrando o evento, o prefeito Sandro Adriano Oliveira Silva destacou o compromisso da gestão com o fortalecimento do setor rural. “Sabemos das dificuldades e desafios diários, mas Inhapim tem feito sua parte no fomento à agricultura familiar. Mantemos convênios com a Emater, programas como o Banco de Alimentos, o Barracão do Produtor, a Aração de Terra, além de ações de melhoramento genético do gado e obras de calçamento para escoamento da produção agrícola”, ressaltou.

Também participaram como palestrantes e apoiadores Cristianne Belinzoni de Carvalho, agroecóloga da Emater de São Sebastião do Anta, e os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável (CMDRS).

Conforme a organização, o encontro marcou um passo importante para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável e à valorização do pequeno produtor na região.

Assessoria de Comunicação

1ª Conferência Intermunicipal reuniu aproximadamente 130 pequenos produtores rurais no salão nobre da Prefeitura
Secretária de Agricultura, Nádia Rocha agradeceu a parceria com o produtor rural, a Emater, Sebrae, e ao Ministério de Desenvolvimento Agrário pela presença e informações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *