Inhapim realiza “Dia D de Desenvolvimento Econômico

 

INHAPIM – A Prefeitura de Inhapim realizou, nesta quinta-feira (16), o “Dia D de Desenvolvimento Econômico”, evento que marcou a consolidação das ações, programas e parcerias voltadas ao fortalecimento da economia do município. A solenidade aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura, a partir das 13h, reunindo empresários, gestores públicos, produtores rurais, empreendedores e representantes de órgãos estaduais.

Marco histórico para a gestão municipal

O prefeito Sandro Adriano destacou a importância do encontro como um marco histórico para a gestão municipal. “Hoje nós consideramos esse Dia D um marco histórico, um dia para marcar realmente o que está por trás da política pública de desenvolvimento econômico, que muitas vezes é vista apenas como um discurso. Estamos aqui para mostrar, com transparência, o planejamento da gestão para atingir o desenvolvimento econômico de forma concreta, trazendo conhecimento por meio de parceiros e técnicos do governo estadual”, afirmou.
Sandro lembrou ainda que o desenvolvimento local depende da união entre poder público e sociedade civil. “O poder público, sozinho, não tem condições de atingir esse objetivo. Toda gestão tem que visar a democracia, a participação popular, caminhar junto com a sociedade. Desde que assumi o mandato, busquei ouvir a população, caminhar com ela, sabendo das limitações financeiras e históricas de um município como o nosso. Mas tudo tem um início — e hoje é esse início”, completou.
Segundo o prefeito, o município aderiu a diversos programas do Governo de Minas, como Minas Livre para Crescer, Rede Sim, Rede Sim Mais Livre e Cidades para o Futuro, além de contar com o apoio da agência Investe Minas e outras entidades parceiras. “Com a Comissão de Desenvolvimento Econômico, empresários e entidades estaduais e federais, queremos construir um cenário econômico diferente para a região. Devemos evitar o ‘eu’ e usar o ‘nós’. É assim que se constrói o desenvolvimento”, concluiu.
Metas definidas
A secretária de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Astrid Maciel Motta, destacou que o evento simboliza o fortalecimento de uma secretaria nova, mas com metas definidas. “Esse evento é o Dia D — o dia do desenvolvimento econômico. É um marco para o município, que está consolidando ações concretas em uma pasta recém-criada. Estamos aqui para mostrar à comunidade e aos empresários que criamos uma base sólida com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico em Inhapim”, explicou.

Astrid reforçou que o público-alvo do encontro é amplo. “Queremos empreendedores, produtores rurais, jovens que ainda não têm empresa, mas desejam empreender. O evento é para todos. Nosso propósito é estimular a abertura de novos negócios e também atrair empresas para o município”, afirmou.
Atração de investimentos e geração de emprego e renda
Representando o Governo de Minas, Carlos Romualdo, gerente de Relações Institucionais e Relações com Municípios da Investe Minas, ressaltou o papel da agência na atração de investimentos e geração de emprego e renda. “A Investe Minas é uma agência vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. Trabalhamos na pauta de atração de investimentos, não só de fora, mas também dos empreendimentos locais. Quando participamos de eventos como este, buscamos fortalecer a parceria com as prefeituras, que são fundamentais para trazer novas empresas para o Estado”, explicou.
Segundo ele, o encontro foi uma oportunidade para empresários conhecerem de perto os serviços da agência. “Eles puderam conversar conosco, entender como buscar incentivos ou desburocratizar processos para tirar do papel projetos que já têm. Esse é o papel da Investe Minas: apoiar quem quer investir e prosperar”, concluiu.
Importância da tecnologia para o fortalecimento da economia local

O subsecretário de Inovação, Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Lucas Mendes, destacou a importância da tecnologia para o fortalecimento da economia local. “Estamos aqui para apresentar nossas iniciativas e reforçar a importância da inovação como motor do desenvolvimento. A tecnologia é fundamental para tornar o setor produtivo mais competitivo, reduzir custos e fortalecer cadeias produtivas. O governo de Minas vê ciência, tecnologia e inovação como investimento, não gasto”, afirmou.

A visão do empresário
Encerrando o evento, o empresário Jackson Furtado ressaltou o entusiasmo do setor produtivo com a proposta. “É muito importante esse movimento de desenvolvimento econômico. Trazer investimentos, fomentar negócios e atrair recursos do Estado para Inhapim é essencial. A cidade precisa crescer economicamente, e eventos como esse ajudam a abrir novos caminhos”, destacou.
Por fim, o prefeito destacou que o Dia D de Desenvolvimento Econômico reforçou o compromisso da administração municipal com a criação de um ambiente favorável ao empreendedorismo, à inovação e à geração de emprego e renda. “O evento também simbolizou o início de uma agenda permanente de integração entre poder público, setor produtivo e sociedade civil em Inhapim”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *