DA REDAÇÃO – Desde o dia 29 de setembro, expedicionários estão percorrendo a Bacia do Rio Caratinga para levantar um relatório inédito sobre as condições dos seus rios e córregos afluentes. A expedição está sendo organizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga (CBH Caratinga), com a colaboração do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). O encerramento será neste sábado (4), no encontro do Rio Caratinga com o Rio Doce, em Conselheiro Pena.
O objetivo da 1ª Expedição Pelo Rio Caratinga é unir cientistas, ambientalistas, educadores e moradores para realizar um diagnóstico dos mananciais, coletar dados sobre a qualidade da água e mobilizar comunidades em prol da revitalização da Bacia do Rio Caratinga. “É um projeto que busca a revitalização da bacia hidrográfica do rio Caratinga, que tem relevância nacional. Até o momento, as comunidades estão abraçando a nossa causa e vendo de perto a realidade da nossa bacia”, ressaltou o presidente do CBH Caratinga, Thalles Castilho.
Para dar efeitos práticos e permitir a formulação de políticas públicas baseadas em evidências, a expedição conta com a colaboração da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). A partir dos dados coletados, serão estudados parâmetros hidrológicos e de qualidade da água e identificação de fontes poluidoras.
Cidades mobilizadas
Ao longo da expedição, várias cidades foram mobilizadas. As mobilizações incluem não apenas ações de conscientização sobre a revitalização do rio e monitoramento da qualidade da água, mas também apresentações culturais de escolas da rede municipal e estadual de ensino. Essas atividades trouxeram reflexões importantes sobre o meio ambiente, a biodiversidade e o futuro da bacia hidrográfica. “Esse movimento merece o nosso incentivo e reflexão. Trazer este tema para as escolas é fundamental para o futuro do meio ambiente. Caratinga sempre estará de braços abertos para receber as próximas edições. Podem contar conosco”, afirmou o Prefeito de Caratinga, Giovanni Corrêa.
Também são parceiros da Expedição o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Polícia Militar de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD/MG), Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Caratinga, da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas (FMCBH), além de diversas ONG’s e entidades ligadas à preservação ambiental.

