Apesar da notícia, recursos ainda dependeriam de orçamento do Estado e foram cobrados por moradores e lideranças da região
BELO HORIZONTE – Cobrado em audiência pública nesta segunda-feira (3), por moradores e lideranças vindas da região, o asfalto entre Raul Soares e Caputira já tem projeto contratado, para pavimentação de 37 km e construção de novo contorno destinado a evitar o tráfego pesado dentro da cidade de Raul Soares.
O anúncio foi feito na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pelo diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), Matheus Novais. Segundo ele, o custo do projeto está orçado em R$ 2,5 milhões. “Mas ainda não demos a ordem de início por questão orçamentária”, frisou, apontando a expectativa que isso ocorra em 2026.
A reivindicação do asfalto entre os dois municípios foi debatida em reunião conjunta das Comissões de Participação Popular e de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, a requerimento do deputado Leleco Pimentel (PT).
O parlamentar classificou de positivas as informações trazidas pelo DER, mas defendeu a continuidade da mobilização popular para que haja orçamento garantido e as obras saiam do papel. “Tivemos boas notícias, mas a mobilização pelo asfalto entre Raul Soares e Caputira não pode esfriar”, disse deputado Leleco Pimentel
Leleco Pimentel exibiu vídeo mostrando as condições precárias da ligação entre Raul Soares e Caputira, com ônibus, carros e até mesmo motos atolados na lama, falta de drenagem e partes esburacadas e sem condição de tráfego.
O diretor-geral do DER-MG explicou que o trecho em questão envolve uma rodovia municipal, motivo pelo qual o Estado não estaria conservando a estrada. “Mas entendemos a importância (do trecho), tanto que já contratamos o projeto de pavimentação”, reforçou.
Segundo acrescentou o gestor, o trecho entre os dois municípios tem dois ou três possíveis trajetos para o projeto, um deles passando por Bicuíba, distrito de Raul Soares. Os estudos técnicos no andamento do projeto é que vão apontar o traçado com melhor vantagem social e econômica, levando em conta também questões ambientais, como supressão vegetal, observou.
Com atuação na região, o deputado João Magalhães (MDB), líder do Governo na ALMG, destacou que a garantia de recursos disponíveis para iniciar o projeto trará um ganho muito grande para as duas cidades e todo o entorno.
Uso de recursos por danos de mineração
Para Leleco Pimentel e alguns vereadores da região, o asfalto entre as duas cidades poderia ser feito com recursos que couberam a Minas na repactuação por danos ao Rio Doce, decorrentes do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana. A tragédia completa nesta quarta (5) 10 anos e motivou do deputado pedido de minuto de silêncio na audiência.
O diretor do DER apoiou a sugestão, mas ressalvando que o departamento é um órgão executor, estando as questões relacionadas à repactuação a cargo de um amplo comitê. “Mas nada mais justo e coerente do que discutir isso”, opinou.
O representante da Seinfra, a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Leonardo Ferreira Alonso, manifestou estar atento às contribuições da audiência.
Maior agilidade do Estado
“Sensibilidade e pressa” foram defendidas pelo deputado federal Padre João (PT-MG) como atitudes do Governo do Estado necessárias para garantir o direito de ir e vir da população dos dois municípios.
Abordando dificuldades para o escoamento de mercadorias, o vereador Ewerton Gualberto de Souza, presidente da Câmara Municipal de Raul Soares, citou a importância da produção de laticínios da região, afetada pelas más condições da estrada. “Sem o asfalto, na seca é muita poeira e, na chuva, muita lama. Nossa região precisa de união e força para esse asfaltamento urgente”, ressaltou o vereador
“Que seja para ontem esse asfalto, porque além do escoamento da produção o povo não aguenta mais a poeira e o barro, que prejudicam chegar até mesmo a hospitais”, reiterou o vereador Luiz Alves de Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Caputira.
“Nossas propriedades rurais têm boa terra, mas são pouco valorizadas pela falta de asfalto e pela distância das BRs. Precisamos que tenham com a gente o mesmo respeito de outras regiões”, cobrou ele.
Da mesma forma, Warley Alves de Lima, presidente da Câmara de Vermelho Novo, e o vereador de São Pedro dos Ferros Lucas Vieira Tavares, duas cidades vizinhas, apoiaram o projeto de asfaltamento entre Raul Soares e Caputira, pontuando que ele vai contribuir também com a vizinhança.
Transparência
Destacando a necessidade de o Estado priorizar recursos para a pavimentação reivindicada, a vereadora Francislaine Barbosa Matos, de Raul Soares, reivindicou maior transparência na destinação do orçamento do Estado e na condução do projeto do asfalto até Caputira, cobrando maior agilidade nas definições do governo estadual.
“Só quem vive o problema sabe as dificuldades da zona rural para buscar saúde, educação e levar o que produz para a cidade. Sabemos o que esse projeto importa para a nossa qualidade de vida”, frisou ela.
Padre Antônio Claret Fernandes, liderança do Coletivo de Luta pelo Asfalto de Caputira a Raul Soares, compôs o coro de cobranças frisando que a pavimentação é mola também para a inclusão social. “Para nós, o asfalto é política, porque garante segurança e logística em todos os sentidos”, classificou ele.









