INHAPIM – A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Inhapim preparou em parceria com a escola estadual Pedro Carlos da Cruz, um dia de trabalho e experiência de campo voltado para preservação e conservação do meio ambiente no córrego São Silvestre.
Os alunos puderam acompanhar o projeto de instalação de fossas biodigestoras que tem por objetivo eliminar o esgoto doméstico lançado no córrego sem o devido tratamento.
Os alunos foram levados até a propriedade do casal Vicente de Paula e Maria José Batista, agricultores contemplados com a instalação da fossa biodgestora, onde o técnico agrícola e secretário de Meio Ambiente, Wagner Teixeira Pinto, pôde ministrar uma palestra sobre os benefícios que o projeto acarretará. “Neste mês de junho comemora-se a “Semana Nacional do Meio Ambiente”, e para marcar esta data estamos no córrego São Silvestre com os alunos da escola Pedro Carlos da Cruz demostrando a importância de se preservar o meio ambiente, nossas águas e matas. O córrego São Silvestre é o principal manancial que abastece a cidade de Inhapim, e toda sua bacia mantém pujante a vocação agrícola desta comunidade, produzindo hortaliças, frutas, legumes, café, leite e seus derivados para toda região. Com a disseminação do conhecimento para os alunos sobre a importância da preservação ambiental conseguimos acessar toda família, pois estes serão condutores do conhecimento, e assim formamos uma verdadeira corrente em favor das causas ambientais”, informou Pedro Carlos.
Thales Judson de Oliveira Castilho, engenheiro ambiental do município de Inhapim, explicou a função da fossa biodgestora na coleta e tratamento do esgoto doméstico, e quais benefícios o projeto de despoluição com a instalação de 51 biodgestores trará para a bacia hidrográfica do córrego São Silvestre. “Para saber o que é um biodigestor, tenha em mente que ele funciona como uma miniestação de tratamento de esgoto, isso porque seu sistema permite fazer o tratamento dos resíduos recebidos das residências e devolver a água já tratada para seu reaproveitamento. O modelo licitado e adquirido pelo município de Inhapim e que está sendo instalado pelos profissionais da empresa Hydrotech Brasil aqui no córrego São Silvestre é Sustentável e ecologicamente correto, atende uma residência com até 15 pessoas, sendo ideal para o tratamento de esgoto domiciliar, impermeável, e não contamina o solo, possuindo alta eficiência, devolvendo água limpa para o córrego”, informou Thales Judson.
O PROJETO
A prefeitura de Inhapim está investindo R$ 316.759,38 na construção/instalação de 51 fossas sépticas em residências ao longo das margens do córrego São Silvestre, os recursos são provenientes do Fundo Municipal de Saneamento Básico e após o devido processo legal, a empresa Hydro Tech Brasil e Equipamentos para Saneamento LTDA., sagrou-se vencedora do certame licitatório e executará as obras sob a supervisão da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O objetivo é eliminar o lançamento de esgoto sem o devido tratamento no manancial que abastece toda cidade de Inhapim.
Assessoria de Comunicação