Atendimento será de 14 a 24 de agosto
SIMONÉSIA – De 14 a 24 de agosto, Simonésia vai receber a Caravana da Biometria. O ônibus TRE-Aqui ficará na cidade para fazer o cadastramento biométrico dos eleitores e oferecer outros serviços relacionados ao título de eleitor – alistamento eleitoral, atualização dos dados, transferência e regularização.
Confira as informações sobre o atendimento:
Simonésia
Período: 14 a 24/08
Local: Área de Eventos Fernando Dias
Atendimento: todos os dias, das 8h às 18h.
Para ser atendido, basta o eleitor levar documento de identidade. Homens que completam 19 anos em 2025 também devem levar o comprovante de quitação do serviço militar.
Dúvidas podem ser esclarecidas ligando para o Disque-Eleitor – telefones 148 (dentro de Minas Gerais) e (31) 2116-3600.
Sobre a Caravana
Até o dia 19 de dezembro de 2025, o ônibus TRE Aqui vai passar por dez cidades mineiras que não têm sede de zona eleitoral, para levar os serviços da Justiça Eleitoral às cidadãs e cidadãos.
A iniciativa foi apelidada carinhosamente de ‘Caravana da Biometria’, porque o objetivo principal é ampliar o cadastramento biométrico nas regiões por onde o ônibus vai passar. A escolha dos municípios levou em conta os índices atuais de eleitores biometrizados e também aspectos técnicos para a permanência do ônibus e realização dos atendimentos – entre eles, fornecimento de energia elétrica, conexão de internet, segurança no local e servidores disponíveis para o mutirão.
A primeira parada foi Ipaba, onde o ônibus fica até 10 de agosto. Informações sobre os demais municípios por onde a Caravana da Biometria vai passar serão divulgadas à medida que eles forem confirmados. O ônibus também deve passar por municípios do Sul de Minas, Alto Paranaíba, Norte, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri.
Biometria em Minas Gerais
O cadastramento biométrico em Minas Gerais começou em 2009 (conheça o histórico da biometria em Minas Gerais). Mais de 11 milhões (70,8%) de eleitoras e eleitores mineiros já tiveram a biometria coletada.
Em 259 municípios, a revisão biométrica já foi concluída. Em outras 594 cidades, o cadastramento ainda é feito sem prazo para o comparecimento do eleitor.