Bom Jesus do Galho se despede de João Branco, ex-prefeito e liderança política marcante

BOM JESUS DO GALHO – O município ficou de luto nesta quinta-feira (18) com a morte de João José de Assis, o João Branco, ex-prefeito e figura histórica da política local, aos 89 anos. Sua trajetória se confunde com a própria vida pública da cidade, marcada por respeito, dedicação e compromisso com o serviço coletivo.

João Branco iniciou sua caminhada política em 1982, quando foi eleito vereador. Reeleito em 1988 e novamente em 1992, exerceu três mandatos consecutivos no Legislativo, ganhando notoriedade por sua atuação firme e próxima da população.

Prefeito

Em 1996, disputou a eleição para prefeito em um cenário de grande expectativa, após a impugnação da candidatura de Oclides Moreira da Silva, sendo substituído na disputa pelo presidente da Câmara Municipal, João Branco.

A chapa contava com José Eugênio da Silva como companheiro de campanha e apoio da coligação PFL/PPB. Seus principais concorrentes foram Adão Soares Ferreira, o Adão Bento, e Marquinhos Xixá, apoiados pelo prefeito Darci Gilson, além de José Calixto, do PL. Conforme dados publicados na edição do Diário de Caratinga de 6 de outubro de 1996, a eleição foi acirrada, mas, a partir da décima urna, os números começaram a se definir. Após a apuração das 56 urnas, os resultados finais foram:

-João Branco e José Eugênio (PFL/PPB) – 5.168 votos

-Adão Bento e Marquinhos Xixá (PMDB/PSDB/PL/PT) – 3.756 votos

-José Calixto (PL) – 891 votos

Em entrevista exclusiva ao Diário de Caratinga, João Branco, à época, afirmou que esperava o resultado. “Estes números finais eram esperados, pois durante toda a minha campanha procurei nos três setores meus planos de governo e seriedade como metas. Sendo assim, a população retribuiu a confiança através do voto”, declarou. Sobre sua futura administração, acrescentou: “O nosso principal ponto de partida será na área da agricultura, que está carente, então vamos trabalhar para que o povo da zona rural tenha mais atenção. Mas todas as áreas receberão assistência.”

João Branco assumiu o cargo de prefeito em 1997, exercendo-o até 2000, período em que liderou o Executivo com compromisso e espírito comunitário. Após concluir o mandato, optou por se afastar da política, mas seu legado permaneceu vivo através da atuação de seu filho, João Mauro de Assis, o Joãozinho Branco, que seguiu os caminhos abertos pelo pai, sendo reeleito vereador.

 

Legado

Amigos e antigos correligionários lembram que a comunidade se despede não apenas de um ex-prefeito, “mas de um homem cuja história se entrelaça com a de Bom Jesus do Galho, deixando como herança a memória de sua liderança e a continuidade de sua presença na vida política do município por meio de sua família”.

 

Velório e sepultamento

O velório de João Branco aconteceu em sua residência, na Rua Antônio Vaz Sobrinho, nº 27, no Centro de Bom Jesus do Galho. Às 9h desta sexta-feira (19), será celebrada missa de corpo presente no Santuário do Senhor Bom Jesus, seguida do cortejo fúnebre e sepultamento.

João Branco em foto recente (foto: Arquivo)
Na edição de 6 de outubro de 1996, o DIÁRIO entrevistou o então prefeito eleito João Branco
João Branco é o terceiro na foto reunindo os vereadores eleitos em 1982 em Bom Jesus do Galho (foto: Arquivo)
No arquivo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais consta o nome de João José de Assis entre os prefeitos eleitos em 1996