Blitz educativa movimenta Santa Bárbara do Leste

Todos envolvidos na luta em combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes

 

SANTA BÁRBARA DO LESTE – Na última quarta-feira (18), com apoio da Polícia Militar, profissionais do Conselho Tutelar e de todos os setores da Prefeitura realizaram uma blitz educativa na região central de Santa Bárbara do Leste. Segundo o secretário de Saúde, Marcos Viana, o objetivo da blitz foi conscientizar os moradores sobre a importância da participação de todos na luta em combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

De acordo com a secretária de Educação, Meire Débora Silveira, durante o mês de maio, diversos profissionais engajados na campanha, visitaram todas as escolas de Santa Bárbara do Leste para tratar do tema com os estudantes. Ainda segundo a Secretária, mais de 900 estudantes foram envolvidos na ação realizada ao longo do mês.

Segundo a conselheira tutelar, Edinéia, o Conselho sempre atua com o objetivo de proteger os direitos das crianças e adolescentes. Edinéia destaca que a participação de toda a comunidade é fundamental e, em casos de abuso e exploração sexual, a denúncia é o primeiro passo para que a rede de proteção possa atuar de forma efetiva em defesa das vítimas.

A coordenadora do CRAS, Laura Crisóstomo, juntamente com a equipe, também participou das ações desenvolvidas ao longo do mês. Laura destacou que a rede de proteção do município está cada vez mais ativa e fortalecida e que a denúncia é fundamental para que as crianças e adolescentes sejam, de fato, protegidos.

O comandante do Destacamento PM de Santa Bárbara do Leste, sargento Alexandre ressaltou que a denúncia é anônima e que, quem souber de qualquer caso de abuso ou exploração sexual, pode entrar em contato com a Polícia Militar, com o Conselho Tutelar ou com o CRAS, pois todos têm participação ativa na luta em defesa das crianças e adolescentes de Santa Bárbara do Leste.

Com os estudantes menores, as informações foram baseadas em ações lúdicas e conscientizadoras
Crianças e adolescentes foram orientados sobre como agir, em casos de abuso ou exploração sexual
Ao longo do mês, os profissionais engajados na ação visitaram as escolas para tratar do tema com os estudantes
A blitz foi realizada na região central do município

Assessoria de Comunicação