A madrugada do dia 9 de agosto ficará marcada para sempre na memória de uma família, moradora da rua Major Alexandrino, no centro de Ubaporanga.
Naquele dia, por volta da 1h da manhã, durante patrulhamento preventivo, a equipe policial militar do 62º Batalhão foi acionada para atender a um chamado urgente: uma bebê de apenas nove dias de vida estava engasgada com leite materno e não conseguia respirar.
Com extrema rapidez os militares, sargentos Ivair e Elias, e o soldado Azevedo deslocaram-se para o endereço. Ao chegarem, iniciaram imediatamente as manobras de Heimlich para desobstrução das vias aéreas. Foram momentos de tensão e precisão, até que após várias tentativas, a criança voltou a respirar, restabelecendo os sinais vitais.
A bebê foi conduzida com segurança para atendimento médico e permaneceu sob observação no hospital em Caratinga.
Nessa segunda-feira (11), demonstrando sensibilidade e compromisso com a comunidade, a mesma equipe retornou à residência para verificar o estado de saúde da criança. A mãe informou que a bebê já se encontrava em casa, em perfeito estado de saúde. Emocionados, os familiares agradeceram a atuação exemplar dos militares, reconhecendo que a ação rápida foi determinante para salvar a vida da recém-nascida.
O episódio reforça o compromisso do 62º BPM com a preservação da vida e a proteção da comunidade, mostrando que, além da farda, há profissionais preparados e dispostos a agir com coragem e humanidade em qualquer circunstância para servir e proteger sempre, sem deixar de ser a força do povo mineiro, e a presença que protege.