Caratinga promove Semana Nacional do Trânsito com ações educativas e operações de conscientização
CARATINGA – Entre os dias 18 e 25 de setembro, Caratinga realiza a Semana Nacional do Trânsito 2025, que neste ano traz como tema “Desacelere – seu bem maior é a vida”. A programação conta com palestras, atividades educativas em escolas, blitz e operações preventivas desenvolvidas em parceria pela Prefeitura, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e CESC Senat.
Segundo o tenente Renato, da Polícia Militar, o objetivo principal é sensibilizar motoristas e pedestres quanto à responsabilidade de cada cidadão no trânsito. “Quando o cidadão cumpre as leis, os limites de velocidade e as regras de circulação, ele está cuidando não apenas da própria vida, mas também de todos os usuários do espaço público. Serão realizadas palestras, blitz e ações preventivas, todas voltadas para a conscientização e o respeito às normas de trânsito”, destacou.
O sargento Corrêa, do Corpo de Bombeiros, reforçou a importância da iniciativa e o envolvimento da corporação nas atividades. “É uma satisfação enorme para o 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Caratinga participar dessa semana ao lado da PM e da Prefeitura. Estamos apoiando a blitz educativa e estaremos juntos em outras ações, sempre com foco na preservação da vida”, afirmou.
Já o superintendente de Defesa Social, Isaías Borges, ressaltou o papel da Prefeitura e o caráter preventivo da campanha. “Durante esse período, vamos realizar blitz e palestras nas escolas, orientando o cidadão quanto à preservação da vida no trânsito. Eu costumo dizer: seja paciente no trânsito, para não ser paciente no hospital. Essa campanha é fundamental, principalmente porque temos observado um aumento de acidentes, inclusive fatais, envolvendo motociclistas. Desde a criação do Código de Trânsito Brasileiro, setembro tem sido um mês para reforçar a orientação e reduzir as vítimas de acidentes”, frisou.
A Semana Nacional do Trânsito é promovida anualmente em todo o país, sempre no mês de setembro, e busca estimular comportamentos mais seguros e responsáveis no trânsito, contribuindo para a diminuição dos índices de acidentes e mortes.

