Rússia e Ucrânia
Em uma semana nervosa e conturbada, a invasão da Ucrânia pela Rússia dominou o cenário político e econômico. Com os russos avançando com violência sobre Kiev, capital da Ucrânia, Putin ameaçando também Suécia e Finlândia, ao mesmo tempo em que inúmeras sanções foram anunciadas por países europeus e pelos EUA, o cenário continuou confuso e muito preocupante.
Mercados
Os mercados ao redor do mundo, se mostraram menos nervosos em relação ao modo histérico como se comportaram semana passada. Continua não sendo possível antever o tamanho dos estragos para a economia global e para a brasileira, o que dependerá dos desdobramentos da invasão e da reação dos EUA, países europeus e OTAN.
Mercado do Café
O mercado de café em Nova Iorque abriu em alta depois da queda irracional de ontem. Os contratos de café na bolsa continuaram apresentando muita volatilidade, passaram o dia no negativo absorvendo os impactos da crise na Europa. Os contratos com vencimento em maio próximo, estão batendo em US$ 227,55 na máxima do dia, 236, 15. Antes da guerra flutuou em 250 pontos.
Dólar
O dólar que desde o começo do ano vinha em trajetória de queda forte frente ao real e na quarta-feira passada chegou a ficar abaixo dos R$ 5 por mais de uma vez durante o pregão. Na última quinta-feira (24) fechou na casa dos 5,13 reais. Em reais por saca, os contratos para março próximo na bolsa 1.539 uma queda de 100 reais de sexta-feira (25) pra cá.
Estoques americanos de café
Os estoques de café certificado na bolsa americana, que acumulam a maior queda dos últimos 22 anos, quinta passada subiram 7.867 sacas em um dia, fechando em 988.429 sacas. Há um ano eram de 1.762.415 sacas, caindo neste período 773.986 sacas. Rompendo a barreira psicológica de um milhão de sacas.
Escassez
Indicadores e números que chegam ao mercado apontam para escassez e dificuldades no fornecimento de café verde, mas interesses de curto prazo comandam as cotações do café em Nova Iorque. A invasão da Ucrânia pelos russos, as ameaças de Putin e as sanções econômicas e políticas à Rússia, anunciadas por países europeus e pelos EUA, apontam para dificuldades e preços ainda mais altos para fertilizantes e combustíveis necessários à produção de nossos cafés
Custos
Os custos do café explodiram no último ano e agora, com a guerra, os fertilizantes importados pelo Brasil, tendo a Rússia como importante fornecedora, deverão subir ainda mais. O preço do petróleo passou dos 111 dólares e deve elevar o custo do óleo diesel. As fortes oscilações nas cotações em bolsa e no dólar frente ao real, levaram os cafeicultores brasileiros a permanecerem fora do mercado. O mercado físico brasileiro de café na prática não trabalhou esta semana.
OIC
A Organização Internacional do Café tem conversas com os EUA sobre a possibilidade do país voltar a integrar a organização, segundo Vanusia Nogueira, a brasileira que assumirá a direção executiva da OIC em maio. “Estamos em um processo com o governo Biden para a reinclusão dos EUA na entidade”, disse Vanusia na sexta-feira (25). A OIC é o principal órgão intergovernamental que trata das questões globais do café.
OIC II
Vanusia, a primeira mulher a liderar a OIC, planeja uma série de reuniões com empresas americanas durante uma viagem a Boston em abril próximo para discutir como podem ajudar a engajar os congressistas americanos para aprovar o retorno do país à organização. Os EUA deixaram a OIC em 2018, após uma revisão feita pela administração Trump. O retorno do país à entidade precisa ser aprovado pelo Congresso. A OIC representa o setor cafeeiro, coleta e divulga estatísticas do café e oferece um fórum para interação entre governos e o setor privado (fonte: Bloomberg).
Política
O prefeito de Caratinga, Welington Moreira, aproveitou a semana de carnaval para tirar um descanso após os graves problemas causados pelas chuvas em Caratinga. A pressão aumentou nos últimos dias pelos consertos, tanto na área urbana, como na área rural. Agora com sol é hora de restaurar as estradas, pontes, passagens e habitações atingidas.
IPVA
Com a mudança da data de pagamento do IPVA que iniciava em janeiro e neste ano passando para março, apertou os cofres das prefeituras no início do ano. Os comentários são que o “cinto” apertou e que o afrouxamento será só em abril, quando cair o recurso na conta da municipalidade.
IPVA II
Os comentários são que o município receberá algo em torno de 25 milhões de reais, e que as contas já vinham apertando desde 2021, e que o atraso do IPVA só fez a corda apertar mais. Nos bastidores o que se fala é que no ano de 2022 muitas obras serão iniciadas pelos recursos de emendas parlamentares das quais o município bate recordes pela política interna de receber independente do partido que envia, ou deputado. Parece que deu certo e vêm mais obras de infraestrutura na santa terrinha do São João do Caratinga.
Ernani
Com a sessão de posse do vereador “Noé da Farmácia”, a presença do ex-prefeito Ernani Campos Porto, e de ex-secretários seus que hoje compõe o governo de Dr. Welington, deu um tititi, de que Ernani estaria voltando ao governo em 2024 na disputa eleitoral em Caratinga como provável sucessor de Dr. Welington. Tem muita gente apostando na volta de Ernani, no 45 ou 55.
Ernani II
Nos bastidores da política o que se comenta, é que a família do ex-prefeito estaria colocando dificuldades de seu retorno a vida pública. Para o atual prefeito Welington Moreira, Ernani seria receita certa para manter o município em crescimento e austeridade com as contas públicas.
Ernani III
Já oposição de Welington comenta nos bastidores que Giovanni derrotaria Ernani, como Marco Antônio derrotou no passado. No tititi da política, a comparação pode demonstrar maior convicção do atual prefeito em insistir no nome de Ernani. Já a máquina administrativa estaria no apoio a Ernani, diferente da comparação anterior, quando a máquina ficou contra ele.
Bolsonaro
A imprensa brasileira vem criticando o termo usado pelo presidente Bolsonaro, sobre neutralidade em relação a guerra entre Rússia e Ucrânia. Os diplomatas do Itamaraty informaram que o termo usado pelo presidente seria mais uma imparcialidade na questão, uma forma de país poder a determinado momento ter credibilidade para conduzir um processo de paz, caso seja chamado na questão.
Bolsonaro II
Por outro lado, os comentários demonstram que o presidente tem certa simpatia a Vladimir Putin, mas sem demonstrar que é a favor de um dos lados. Certo ou errado, o que se percebe é que o Brasil está bem longe dos acontecimentos da guerra, seu voto no Conselho de Segurança da ONU foi a favor das sanções a Rússia, e pelo visto o Brasil está longe de ser algum protagonista deste episódio.
Reinaldo Azevedo
O comentarista da Rede TV News, Reinaldo Azevedo, ao falar sobre a situação entre a Rússia e Ucrânia e o posicionamento do presidente Bolsonaro quanto aos comentários da guerra, recebeu uma enxurrada de críticas nas redes sociais ao comentar uma visão russa para a situação. Pelo visto, o colunista explicou, mas poucos quiseram entender suas elucidações, mesmo tendo sentido do que falou.
Reinaldo Azevedo II
Mesmo abordando no início de suas analogias da guerra, que era contra, Reinaldo disse que a Rússia estava sendo aos poucos encurralada pela Otan, e que a maioria das repúblicas soviéticas que pertenciam ao grupo de influência da Rússia, já fazem parte da OTAN, descumprindo tratados da década de 90 quando caiu a ex-URSS. Para Reinaldo não seria a Rússia que estaria encurralando a Ucrânia e sim a Otan que estaria encurralando a Rússia. Pontos de vista diferentes, de jornalistas experientes.
Tempo
Os analistas que comentaram que a guerra da Ucrânia não durava uma semana, mas com o decorrer do conflito já perceberam que o tempo será maior, e que a resiliência dos ucranianos está bem maior que se pensava. Só com tempo se dirá se será duradoura ou não, e quais consequências terá para o mundo.
3ª Guerra Mundial
A Primeira Guerra Mundial começou em 28 de junho de 1914, com o assassinato do arquiduque Francisco Fernando da Áustria, o herdeiro do trono da Áustria-Hungria. A Segunda Guerra Mundial considera o ponto inicial, a invasão da Polônia pela Alemanha Nazista em 1 de setembro de 1939. Agora há quem diga que os ingredientes para uma terceira guerra mundial iniciaram e podem ser armados pelos posicionamentos dos países da Otan ou da Rússia, quanto do prosseguimento da invasão na Ucrânia.
3ª Guerra Mundial II
Países comentam que vão mandar apoio a Ucrânia. Putin, presidente da Rússia, por outro lado, comenta que quem se envolver no conflito terá retaliações. Já o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirma que se a Rússia atacar quaisquer países da Otan sofrerá as consequências de todos. Alguém vai ajudar a Ucrânia? Alguém vai incendiar uma terceira Guerra Mundial, igual o assassinato do Arquiduque da Áustria? Alguém vai invadir a Polônia (ou outro país da OTAN) como na Segunda Guerra Mundial? Está tensa a coisa.
Covid e Guerra!!!!
E depois de dois anos, o mundo todo tenso pela pandemia do covid-19. Agora uma nova guerra na Europa envolvendo uma das maiores potências mundiais que é a Rússia. É dose pra leão. Mais de 650 mil mortos para covid no Brasil, milhões no mundo. Agora uma guerra que pode virar mundial. Quantas vidas ainda teremos de perder? Será o fim dos tempos?










