Prefeitura inaugura ampliação do Aterro Sanitário

CARATINGA– A Prefeitura de Caratinga realizou, nesta quarta-feira (26), a solenidade de inauguração da ampliação do Aterro Sanitário Municipal, reforçando a estrutura de destinação final de resíduos sólidos da cidade. O evento contou com a presença de representantes da Samarco, Rio Novo, Fundação Renova e gestores municipais, marcando um avanço significativo na gestão ambiental do município.

Durante a cerimônia, o prefeito Dr. Giovanni Corrêa destacou o que permitiu a realização da obra e a importância do aterro para Caratinga. Ele relembrou que o investimento tem origem em recursos destinados à reparação da tragédia da barragem de Fundão, em Mariana.

Dr. Giovanni reforçou que Caratinga integra a bacia do Rio Doce e recebeu recursos da Samarco para a expansão. Ele acrescentou ainda que o município está à frente da realidade nacional: “o relatório de 2024 mostra que apenas 31% dos municípios brasileiros têm um aterro sanitário. É um privilégio para Caratinga, e hoje nós temos um funcionando plenamente”.

O prefeito também ressaltou o impacto direto na preservação ambiental. “Os resíduos sólidos são tratados de tal forma que não geram malefícios ao meio ambiente. Se não fossem recolhidos corretamente, acabariam no Rio Doce, poluindo lá”.

Atualmente, são recebidas cerca de 60 toneladas de lixo por dia, número que evidencia a importância da nova estrutura. Dr. Giovanni concluiu enfatizando o trabalho da equipe técnica: “É importante que você tenha uma equipe técnica que tenha condições de atuar e fazer as coisas acontecerem”.

Segurança operacional e nova vida útil

O secretário municipal de Meio Ambiente, José Corintho, destacou que a ampliação representa segurança e continuidade na operação. “Vai dar para a gente uma margem de segurança. Essa nova célula tem previsão de 5 a 6 anos de durabilidade, com recurso da Samarco. É um aterro modelo para a região”, afirmou.

Ele reforçou que o município possui todas as licenças ambientais em dia, garantindo regularidade no processo de destinação.

A diretora da Rio Novo — empresa responsável pela coleta de resíduos no município — Leila Jaqueline, também ressaltou a vantagem de Caratinga ter um aterro próprio. “O município de Caratinga tem uma vantagem porque possui um aterro sanitário próprio. Isso viabiliza a disposição dos resíduos sem depender de outros municípios”, disse.

Ela celebrou a entrega da obra. “Com essa ampliação, que é muito importante para o município, o aterro, que tinha vida útil de 15 anos, agora poderá se estender por muito mais tempo”, destacou.

A bióloga da Prefeitura, Valéria Silvestre, detalhou o funcionamento e a capacidade atual do aterro. Segundo ela, “hoje o Aterro Sanitário de Caratinga recebe 60 toneladas de lixo diárias”.

Valéria explicou que a obra da ampliação começou em 20 de outubro de 2023, enquanto o município ainda operava a quinta célula. “A gente precisou finalizar a quinta célula para começar a fazer a sexta célula”, disse.

O Aterro Sanitário de Caratinga foi projetado para 10 células, e a licença vigente é válida até 2030. Sobre a nova fase, ela afirmou: “Essa célula que foi ampliada tem duração para mais 5 anos. Antes de terminar esse prazo, a gente já começa a expansão da próxima etapa”.

Obra estratégica para o futuro

A ampliação da 6ª célula do Aterro Sanitário reforça a política ambiental do município, amplia sua capacidade de gerenciamento de resíduos e garante operação sustentável pelos próximos anos.

Com novas camadas de segurança, técnicas e estruturais, Caratinga se destaca entre os municípios que possuem aterros sanitários regulares e devidamente licenciados — um diferencial que impacta diretamente na saúde pública, na paisagem urbana e na preservação do Rio Doce.

A ampliação da 6ª célula do Aterro Sanitário reforça a política ambiental do município

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *