Idoso segue internado, mas reduziu a dependência de aparelhos para respiração. Família diz ser um milagre
O idoso Damião José dos Santos morreu na quarta-feira (13/8). Porém, no mesmo dia, ele voltou à vida. De acordo com a família, o homem, que segue internado em um hospital em Itabuna (BA), teve o óbito atestado por dois médicos. Uma hora depois, ele voltou a apresentar sinais vitais. Depois disso, o quadro de saúde teve uma melhora.
O caso aconteceu no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e, segundo familiares, é visto como um milagre. “Foi um presente de Deus e nós estamos aqui reunidos, na expectativa de que Deus venha terminar o milagre, que ele venha para casa”, disse Maria Cristina dos Santos, irmã de Damião, em entrevista ao G1.
O aposentado estava internado há oito dias por causa de uma pneumonia. De acordo com o hospital, apresentou piora no quadro, evoluindo para uma parada cardiorrespiratória. Técnicas de reanimação foram realizadas por 15 minutos, sem resultado. Após avaliação, dois médicos atestaram o óbito.
A equipe de uma funerária já se deslocava para o hospital quando os médicos notaram que Damião apresentava discretos movimentos respiratórios. Foi então que os procedimentos de estabilização foram retomados.
O idoso segue internado e sem previsão de alta. A filha dele, Ranusa Gonzaga, descreveu o momento como de “esperança renovada” e “gratidão”. “Eu estou extasiada. O sentimento é de alegria e muita gratidão”, disse à TV Santa Cruz, afiliada da Rede Bahia.
Segundo o advogado Daniel Oliveira, sobrinho de Damião, um grupo chegou a fazer orações no hospital pouco antes do retorno dos sinais vitais. “Chegando lá, nós constatamos que o nosso tio tinha voltado. E o médico disse que ele ficou em estado de óbito entre 1h e 1h20”, contou.