Inscrições para Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2025 já estão abertas

Maria Eduarda Rosa, Miguel Graciano, Gabriel Hudson e Pedro Henrique Silva, da E.E. Feliciano Miguel Abdalla, em Caratinga (Foto: Arquivo)

Iniciativa nacional reúne estudantes de todo o país em desafios sobre uso consciente de energia elétrica, com direito a medalhas, prêmios e capacitação de professores

 

CARATINGA/SANTA BÁRBARA DO LESTE – Em um cenário marcado por mudanças climáticas e desafios globais, educar para o uso responsável da energia elétrica é essencial. A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2025 surge para convidar estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de todo o Brasil a embarcar em uma jornada de aprendizado e sustentabilidade.

Promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), e coordenada pelo Instituto Abradee, a olimpíada conta com execução pedagógica do Instituto Crescer, avaliação de impacto realizada pelo Instituto Innovare e ações de comunicação da Agência A+.

O objetivo é promover a conscientização sobre o consumo responsável de energia, sustentabilidade e cidadania, utilizando uma metodologia gamificada alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estimulando mudanças de hábito desde a educação básica.

“Em 2024, participei da ONEE e fui contemplado com medalha de ouro. Participar da Olimpíada foi uma experiência incrível, pois a competição envolve desafios com jogos de situações do cotidiano que envolvem o uso consciente da energia elétrica. O reconhecimento da CEMIG, proporcionando viagem, hospedagem e passeios locais incríveis, revela a importância da participação dos estudantes nessa Olimpíada”, afirma o estudante Marcos Aurélio Diniz, de 15 anos, da Escola Estadual Monsenhor Rocha, em Santa Bárbara do Leste. Os alunos Maria Eduarda Rosa, Miguel Graciano, Gabriel Hudson e Pedro Henrique Silva, da E.E. Feliciano Miguel Abdalla, em Caratinga, também foram premiados.

 

 

As inscrições para a ONEE 2025 estão abertas até 30/9 e podem ser realizadas gratuitamente no site oficial da competição. Ao longo dos meses de agosto e setembro, professores também poderão participar de um curso online gratuito de 40 horas, com mentorias coletivas, pensado para auxiliar na inserção dos conceitos de eficiência energética e sustentabilidade em sala de aula.

 

Etapas e premiação

A competição será realizada em três etapas. Na primeira fase, os estudantes participam de desafios gamificados sobre eficiência energética, acessíveis em formato digital. Na segunda, o desafio passa a ser uma prova objetiva, também realizada pelo aplicativo ou pelo site da ONEE, que deve ser respondida durante o mês de outubro.

A divulgação dos 27 finalistas, um de cada estado e do Distrito Federal, ocorrerá em 20/10. A terceira fase e a cerimônia nacional de premiação serão realizadas em Brasília, nos dias 5 e 6/11, quando será definido o grande campeão nacional.

Os participantes que se destacarem receberão medalhas de ouro, prata e bronze. Os melhores classificados de cada estado serão convidados para a cerimônia de premiação na sede da ANEEL, em Brasília, e receberão um notebook como reconhecimento do desempenho.

Além disso, os cinco melhores colocados do país terão premiação adicional, com vale-presente no valor de R$ 2 mil. Os medalhistas de ouro, prata e bronze da ONEE estarão automaticamente classificados para a segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) do ano seguinte, sem a necessidade de participação na etapa inicial da ONC.

 

Minas Gerais na ONEE

 

Em Minas Gerais, a participação na Olimpíada vem crescendo. Em 2024, 2.941 estudantes da rede estadual mineira participaram da ONEE, conquistando 73 medalhas de ouro, 95 de prata e 108 de bronze. A cerimônia estadual, realizada em 17/12 do último ano, com apoio da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), celebrou 13 medalhistas mineiros de destaque, reforçando o potencial dos alunos da rede pública e a importância de iniciativas que unem educação, ciência e sustentabilidade.

Marcos Aurélio Diniz, da E.E. Monsenhor Rocha, em Santa Bárbara do Leste (Foto: Arquivo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *