A autorização foi concedida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nesta terça-feira (16/9)
Os pórticos do pedágio eletrônico da BR-381 em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e de João Monlevade, na Região Central de Minas Gerais, irão começar a funcionar a partir das 0h do dia 27 de setembro (sábado). A autorização foi concedida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), conforme publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (16/9).
“Fica autorizado o início da cobrança de pedágio eletrônico em livre passagem (free flow), nas localizações das praças P1 – Caeté e P2 – João Monlevade, nos trechos concedidos da BR-381/MG, explorados pela Concessionária de Rodovia Nova 381”, diz o texto. Os pórticos de Caeté (km 411,850) e João Monlevade (km 345,270) são os dois primeiros do trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares a entrarem em operação após a concessão da rodovia.
Outras três praças de pedágio serão instaladas em Jaguaraçu (km 280,150), Belo Oriente (km 227,500) e Governador Valadares (km 176,550). Os pórticos são equipados com câmeras, antenas e sensores capazes de ler as placas dos veículos e medir a distância percorrida.
Cobranças
Todos os veículos que passarem pelos pórticos terão a cobrança registrada de forma automática. Para quem já utiliza a TAG, o débito continuará sendo feito normalmente pelas operadoras, com a aplicação dos descontos previstos.
O desconto básico da tarifa (DBT), de 5%, será concedido a automóveis e caminhões. Já o desconto de usuário frequente (DUF), exclusivo para automóveis, oferece reduções progressivas a partir da segunda passagem pelo mesmo pórtico, no mesmo sentido e dentro do mesmo mês. A partir da 30ª viagem, o valor reduzido permanece até o fim do período.
O motorista que não tiver a TAG poderá fazer o pagamento em postos às margens da BR-381 ou nas bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs). Nesses locais, há totens instalados com opções de pagamento via Pix, crédito ou débito. No sistema eletrônico, as alternativas são o aplicativo da Nova 381 no celular ou o site da concessionária. Motociclistas têm isenção e não precisam pagar o pedágio.
Tabela de Tarifas – Tipos de Veículos