Fernandes Tourinho o primeiro desbravador pelo passou pelo território de Caratinga

O século XV, marca o início da expansão colonial, fruto da política expansionista europeia. Dentre os países da Europa, Portugal, um dos países colonizadores, inicia seu processo de conquistas pelo mundo. O Brasil, após a viagem de Pedro Álvares Cabral, torna-se sua colônia.

No início da colonização brasileira, os portugueses, ocuparam primeiramente as áreas litorâneas, de início extraindo destas áreas a madeira que ficou conhecida como Pau-Brasil e a partir de 1530 com a instalação das Capitanias Hereditárias, dá-se início às mais diversas benfeitorias e o advento do ciclo do açúcar, com a construção dos engenhos.

Não demorou muito para que o interior também fosse desbravado, há registros históricos de Entradas e Bandeiras (nome dado às expedições com destino ao sertão/interior com o objetivo de encontrar produtos que pudessem ser comercializados e minerais preciosos, principalmente ouro) nas mais variadas direções do território brasileiro. Cabe ressaltar, neste contexto, a importância das bacias hidrográficas que acabavam servindo como um guia natural e como forma de escoar, para os portos existentes no litoral, os produtos de interesse dos desbravadores que foram encontradas nas diversas partes do território brasileiro.

A conquista e ocupação, por parte dos desbravadores, da região onde hoje está localizado o município de Caratinga, até o século XIX território integrado ao sertão (nome dado ao interior) brasileiro, não foi diferente e nem tão pouco movida por outros objetivos. A Bandeira liderada por Sebastião Fernandes Tourinho, no ano de 1573, deixou a cidade baiana de Porto Seguro, tendo como destino o interior das consideradas novas terras, e por consequência a busca por metais preciosos. Rugendas (1835), ao deixar registrado em suas pinturas a viagem que fez pelo Brasil afirma que Sebastião Fernandes Tourinho foi o primeiro português que partindo do litoral adentrou ao interior da colônia. Saindo de Porto Seguro em 1573, subiu o rio Doce até as proximidades de Vila Rica (Ouro Preto). Visão endossada pelo escritor e pesquisador caratinguense Lázaro do Val (1972) ao registar que Fernandes Tourinho foi o “pioneiro das primitivas entradas pelo Rio Doce entre os anos de 1572 e 1573”.

Segundo historiadores, a tropa de Fernandes Tourinho era composta por cerca de 400 homens, conhecidos como bandeirantes. Consta nos relatos que a expedição comandada por Fernandes Tourinho percorreu alguns rios da Bacia do Rio Doce, bacia em que está localizado o território de Caratinga. Entre esses rios, encontrou e percorreu, as margens do Rio Manhuaçu, atualmente um dos limites naturais do município de Caratinga.

Não há registros que sua expedição tenha encontrado por estas paragens metais preciosas, todavia, é um dos pioneiros que passaram pelas terras do leste de Minas e de forma específica no ainda desconhecido território que viria a se tornar o município de Caratinga.

 

Walber Gonçalves de Souza é professor e escritor