O nome do projeto não é mera coincidência. O projeto que nasceu de um desejo pessoal, seguido de um sonho do empresário e desportista Istefam Gome, ultrapassou as fronteiras da cidade e tem transformado vidas, literalmente, em toda a região. Além de atividades em núcleos espalhados por diversos bairros na cidade, distritos também começam a ser contemplados. Centenas de crianças e adolescentes, além de grupos da terceira idade, também são beneficiados. Além de aulas de futsal e voleibol, atividades sociais como doações de tênis e óculos fazem parte das ações da ASAFE.
Quando um projeto se destaca, é comum atrair pessoas boas e ruins. Porém, com sabedoria, discernimento e, principalmente, sinceridade no trato com as pessoas, Istefam tem sabido administrar e escolher quem faz parte ou não do projeto. Um ótimo exemplo foi a chegada da profissional de educação física, desportista, promotora e polivalente Marina Pires. Indiscutivelmente, a mais competente que conheço quando o assunto é organizar entidades e projetos esportivos. Parabéns, ASAFE, acertou outra vez.
Baú LCD: A Liga mais importante da história
Dando sequência à nossa série sobre a história da Liga Caratinguense de Desportos, na última coluna mostramos que, antes da criação da LCD, existiram outras ligas. Porém, em 1962, um grupo liderado pelo professor Francisco dos Reis Alves, senhores Emílio José, Monir Ali Saylgi e Valtencir Basílio fundou a entidade. Eram necessários pelo menos quatro clubes para a criação da Liga: Esporte Clube Caratinga, São Domingos de Ubaporanga, América Futebol Clube e União Rodoviário. Assim, foram os clubes fundadores da LCD.
No dia 10 de janeiro de 1962 foi registrado o estatuto e, no dia 23 do mesmo mês, a Liga filiou-se à Federação Mineira de Futebol. Porém, o primeiro campeonato foi promovido apenas em 1965, quando o 1° de Maio fez uma parceria com o Bairro das Graças e se tornou o primeiro campeão da Liga Caratinguense de Desportos. Nos anos seguintes, 1966 e 1967, não foram promovidos certames. Em 1968, o alvinegro da Rua do Sal bateu o Vale Ouro por 2 a 1 e faturou o bicampeonato da LCD.
Campeão 1968: Bizuca, Tãozinho (Jander), (Nancy) Ditão, Aristeu, Zé Mauro, Galogante, Joanir, (Caparaó), João Preto, Paulo Sérgio e Miguel Madeira.
Dragão 108 anos
No próximo sábado, dia 23, o Esporte Clube Caratinga irá completar 108 anos de existência. Mais uma vez, a coluna Abrindo o Jogo irá contar um pouquinho dessa história gloriosa.
Rogério Silva
abrindoojogocaratinga@gmail.com
@rogeriosilva89fm