Varizes tratadas sem cirurgia em ação da Prefeitura e Funec

A ação é fruto da parceria entre a Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e a Funec

Mais de 200 pacientes atendidos e nova etapa está prevista para outubro

 

CARATINGA– O ambulatório do Casu recebe, desde a última segunda-feira (1º), dezenas de pacientes que aguardavam pelo tratamento de varizes por meio da técnica de escleroterapia com espuma. A iniciativa, que se encerra nesta sexta-feira (5), é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e a Fundação Educacional de Caratinga (Funec).

Segundo a secretária municipal de Saúde, Paula Botelho, a ação representa um alívio importante para quem aguardava pelo procedimento. “Nós estávamos com uma fila de espera aqui no município de cerca de 300 pacientes e iniciamos esses procedimentos na segunda-feira, dia 1º. Vamos finalizar amanhã com uma previsão de atendermos 220 pacientes, mas no próximo mês, em outubro, a equipe estará retornando aqui ao município para atender a outra demanda que está ainda reprimida e fazer o retorno desses pacientes, desse primeiro atendimento dessa semana.

Paula acrescenta que a parceria foi fundamental para realização dos procedimentos. “A Fundação Educacional de Caratinga, através do diretor executivo Sanderson disponibilizou para nós todo o espaço. Gostaria de agradecer o nosso prefeito Dr. Giovanni e ao Sanderson, por ter cedido esse espaço e ser um parceiro hoje da Secretaria Municipal de Saúde, para propiciar, então, a realização desses procedimentos e de outros que vão acontecer aqui no Casu”, destacou.

O diretor executivo da Funec, Sanderson Dutra Rocha Gouvêa, ressaltou o papel da instituição no apoio às ações de saúde da comunidade. “A Funec tem um prazer enorme em poder ajudar a população. E através da parceria da Prefeitura com a Fundação Educacional de Caratinga e a Secretaria de Saúde, nós disponibilizamos todo o espaço e estrutura física, bem como funcionários de marcação, funcionários de atendimento. E temos recebido aqui muitos elogios, tanto vindos pela equipe médica, quanto dos pacientes, que estamos aqui em loco, visitando. Está sendo muito prazeroso, eles estão em um ambiente muito tranquilo para fazer seus procedimentos, estão felizes e com isso a gente está ajudando muito a população. É um prazer enorme e a Prefeitura de Caratinga está de parabéns por essa iniciativa. O que nós temos que fazer é ajudar e contribuir”, afirmou.

De acordo com o médico responsável pelos atendimentos, Jonatas Carvalho, a escleroterapia com espuma é uma alternativa menos invasiva à cirurgia. “O tratamento é um procedimento que é não cirúrgico. Hoje a gente evita que o paciente vá para o centro cirúrgico, se submeta a uma cirurgia, que fique dois, três meses de repouso. É um procedimento que a gente faz com algumas picadinhas, com agulha, o paciente sai dali caminhando e tem uma vida normal. Os pacientes podem trabalhar depois disso, podem seguir a sua vida. É um procedimento muito tranquilo”.

O profissional destaca quais são as indicações para realização do procedimento. “O paciente que temvarizes, que sofra de insuficiência venosa, que sofra com ferida nas pernas, que tenha sintomas como dor, cansaço, sintomas de peso nas pernas. Essa é a indicação. A solução dos sintomas é a primeira coisa que resolve. É um procedimento que serve tanto para a parte de estética quanto para a parte dos sintomas, mas o que primeiro vem é a parte dos sintomas. Às vezes tem pacientes que com uma semana já falam que já não sentem mais as dores. Tenho certeza que no próximo mês, 99% vai estar com alívio dos sintomas porque isso sim é muito rápido”, explicou.

Pacientes também relataram satisfação com a realização do procedimento. Marta Ferreira, que aguardava há dois meses pelo atendimento, contou que a experiência foi positiva. “Eu já fiz outras vezes, mas dessa vez, estava esperando uns dois meses. A mão da médica é bem com uma leveza muito boa, não senti dor não. Foi bem tranquilo e estou bem satisfeita, porque é uma coisa que incomoda muito”, disse.

Com o retorno previsto para outubro, a expectativa é que a fila de espera seja zerada nos próximos meses, garantindo mais qualidade de vida para quem convive com os sintomas das varizes.

A ação é fruto da parceria entre a Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e a Funec

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *