Diretora da Superintendência Regional de Ensino alerta sobre cadastro escolar e da importância de buscar a instituição próxima da residência do aluno
CARATINGA- O período de inscrição para o Cadastro Escolar 2026 da rede pública estadual de Minas Gerais já está aberto. Conforme as normas da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), o processo segue até o dia 14 de novembro de 2025, por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM), disponível no site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.
Em Caratinga, a Superintendência Regional de Ensino (SRE) reforça a importância da participação das famílias. A diretora Landislene Gomes destacou que o cadastro é a única via para garantir o encaminhamento do estudante a uma escola pública estadual. “A gente pede a todas as famílias que não deixem de cadastrar os seus filhos, aqueles que realmente precisam de estar realizando esse cadastro”, afirmou Landislene.
Segundo a diretora, devem se inscrever crianças que completam seis anos até 31 de março de 2026, alunos de escolas que não oferecem continuidade de ensino, estudantes da rede privada que desejam migrar para a estadual e quem pretende ingressar em cursos profissionalizantes.
“Também aqueles alunos de escolas onde só tem até o nono ano, por exemplo, só até o quinto ano ou só até o nono ano que não tenha continuidade do nível de ensino que ele vai cursar no ano subsequente. Então este também precisa realizar o seu cadastro, mesmo estando na rede estadual de ensino”, explicou.
Landislene reforçou ainda que o preenchimento correto do endereço é essencial, pois é a partir dele que o sistema define a escola mais próxima com vaga disponível. “Senhores pais, no momento de realizar a matrícula conforme o endereço que você colocou, esse endereço tem que estar muito correto, muito certo, porque é através do seu endereço que nós faremos o encaminhamento do seu filho para a escola mais próxima. Então, o que a gente pede é seriedade com os endereços”, alertou.
A diretora também destacou a importância de valorizar as escolas de bairro. “Nós temos escola em todos os bairros da nossa cidade, e eles precisam ser valorizados. Não adianta todos os bairros quererem estudar na área central. Nós não temos vaga na área central para todas as nossas crianças, porque temos vaga em todas as escolas dos bairros. Vamos fortalecer a escola mais próxima da sua residência, ela tem a mesma qualidade de ensino das demais”.
O coordenador do Sedine, Gilmar Gonçalves, reforçou que o SUCEM garante um processo justo e organizado, com base no zoneamento escolar. “O Sucem, que é o sistema informatizado, garante o encaminhamento dos alunos para a rede pública de ensino com base no zoneamento, possibilitando o encaminhamento para as escolas mais próximas de sua residência. Ele estabelece diretrizes muito importantes para o encaminhamento dos alunos”, explicou.
Gilmar orienta atenção ao preenchimento dos dados pessoais. “Os pais precisam digitar certinho a documentação dos alunos dentro de seus endereços, principalmente a data de nascimento, que influencia para a vaga. A questão da data de nascimento é um dos pontos que interfere no ponto de corte para a vaga de determinada escola”, destacou.
Ele lembrou que as escolas estão disponíveis para auxiliar as famílias que não têm acesso à internet ou computador. “Os diretores podem ajudar os pais. As prefeituras também vão contar com esse apoio. Com certeza não é o primeiro ano do Sucem, é muito tranquilo para fazer esse cadastro. Vai dar tudo certo”, afirmou.
A ponto focal do SUCEM na SRE Caratinga, Janaina Lourenço, explicou o cronograma pós-cadastro. “Quem fez esse cadastro nesse prazo do dia 14/10 ao dia 14/11, vai poder fazer a consulta de para qual escola foi encaminhado a partir do dia 10/12”, informou.
Após a divulgação dos encaminhamentos, as famílias deverão comparecer à escola para confirmar a matrícula. “A partir do dia 26 de dezembro até o dia 9 de janeiro, esse aluno vai poder ir até a escola para fazer a confirmação da matrícula escolar. As vagas remanescentes vão iniciar a partir do dia 27 de janeiro e terminam no dia 6 de fevereiro de 2026”, completou Janaina.
O processo é gratuito e obrigatório para o público-alvo. A SEE/MG orienta que os pais não deixem para a última hora e garante que todos os estudantes terão encaminhamento conforme o zoneamento e a disponibilidade de vagas.
BOX:
Critérios de encaminhamento
Na distribuição das vagas, o SUCEM adota os seguintes critérios, em ordem de prioridade:
I – estudante público da Educação Especial;
II – residência no zoneamento;
III – residência na zona;
IV – estudante com irmão(s) que frequenta(m) a escola pretendida, respeitando-se o zoneamento;
V – estudante já integrante da Rede Pública de Ensino de Minas Gerais; e
VI – estudante com menor idade.










