Seminário Internacional destaca combate à fome e integração entre países em Caratinga

CARATINGA– A cidade de Caratinga deu início, nesta terça-feira (16), ao Seminário Internacional da Rede Pan-americana de Bancos de Alimentos e Encontro Internacional de Prefeitos, evento que reúne lideranças nacionais e internacionais para debater políticas públicas, segurança alimentar, combate ao desperdício e estratégias para erradicação da fome. O evento acontece nas dependências do Esporte Clube Caratinga.

A cerimônia de abertura contou com a entrada das bandeiras dos municípios membros da Rede Leste de Bancos de Alimentos (RELBA), recepção de prefeitos de várias regiões do Brasil e representantes do exterior, além de palestras e painéis técnicos que marcam o primeiro dia de atividades.

O prefeito de Caratinga, Dr. Giovanni, destacou o orgulho da cidade em sediar o encontro. “A expectativa é a melhor possível e é uma honra pra Caratinga estar recebendo prefeitos de várias regiões de Minas e do Brasil e representantes do exterior. Isto vem consolidar o trabalho que nós fizemos no Chile no mês de março e o tema é alimentação, Banco de Alimentos. Fome é um tema que realmente se torna necessário porque é inadmissível que no mundo ainda haja 8,2% de pessoas à margem da alimentação”.

Ele reforçou a relevância do tema no contexto mundial. “Esse assunto vem a calhar dentro do momento em que o mundo investe trilhões em armas, enquanto bastaria alguns milhões para poder acabar a fome do mundo. E nós com o banco de alimentos, com pouco recurso, conseguimos em muitos municípios neutralizar a fome. (…) Na cidade de Caratinga nós temos distribuído já cerca de 400 toneladas de alimentos, que chegam às instituições e famílias vulneráveis. Esse trabalho é fundamental porque as instituições alcançam a ponta, onde muitas vezes o Poder Executivo não consegue chegar”.

O secretário de Agricultura de Caratinga e presidente da RELBA, João Paulo Paiva Ramos, ressaltou a importância de trazer um evento desse porte para o interior de Minas. “Nesse primeiro dia a gente tem a parte cerimonial, onde entraram todas as bandeiras dos municípios membros da RELBA, que é anfitriã, juntamente com Caratinga, desse seminário internacional, e também muitas palestras técnicas voltadas às políticas públicas da segurança alimentar e nutricional. (…) Trazer esse evento para uma cidade do interior é quebrar o eixo Rio-São Paulo-Belo Horizonte. Muitas vezes esses encontros acontecem em grandes capitais e não geram impacto local. Ao trazer para Caratinga, mostramos que existe vida no interior e que é aqui que grande parte da população está”.

Ele ainda destacou a expectativa para o encerramento, que acontecerá nesta quarta-feira (17). “No final desse seminário estaremos lançando a Carta de Caratinga, onde faremos cobranças aos poderes públicos, não só do Brasil, mas também no exterior, além de proposições de trabalho futuro. Como no próximo ano esse encontro será na Cidade do México, esperamos que até lá muitas coisas dessa carta possam avançar”.

A abertura também contou com representantes internacionais. O especialista em Direitos Humanos e ex-secretário de Campo de Tulancingo, no México, Oscar Gabriel Garcia Vargas, ressaltou o caráter humano do encontro. “Há uma frase que me parece muito importante destacar: ‘sou pessoa e nada do que é humano me é estranho’. Um banco de alimentos transcende mais quando você atinge seu objetivo em específico e faz fortalecer o núcleo, em especial a infância, pessoas capacitadas e em reinserção social. Ter a oportunidade de visitar aqui um banco de alimentos muito importante de Caratinga é uma experiência que cumpre um objetivo fundamental pela relação com a reinserção social”.

Do Chile, o diretor executivo do Banco de Alimentos Lo Valledor, de Santiago, Hugo Espinosa Arratia, trouxe sua visão internacional. “Bem, muito obrigado pelo convite. É muito importante poder compartilhar das visitas e experiências dos bancos de alimentos. Toda essa experiência acumulada é fundamental para que juntos possamos combater o desperdício de alimento. A ONU nos recorda permanentemente que, enquanto muitos alimentos se perdem, há milhões e milhões de pessoas que não têm acesso ao alimento. Que possamos assegurar o alimento a quem não tem o que comer”.

Encerrando a programação do primeiro dia, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Durval Ângelo, ministrou a palestra sobre “A transparência pública e a responsabilização do gestor público”, destacando como a boa governança e a clareza na administração dos recursos impactam diretamente a vida do cidadão.

O presidente do TCE Durval Ângelo, o prefeito Dr. Giovanni e o assessor da deputada Rosângela Reis, Lucas Costa
Diretor executivo do Banco de Alimentos Lo Valledor, de Santiago, Hugo Espinosa Arratia
O secretário de Agricultura de Caratinga e presidente da RELBA, João Paulo Paiva Ramos
Especialista em Direitos Humanos e ex-secretário de Campo de Tulancingo, no México, Oscar Gabriel Garcia Vargas
Deputado Leonardo Monteiro (segunda da esquerda para direita) também participou do evento