Evento aconteceu entre os dias 21 e 23 de abril no Santuário de Adoração
CARATINGA – Aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de abril, o Seminário Eymardiano, que teve como sede do encontro a paróquia Coração Eucarístico de Jesus, Santuário de Adoração em Caratinga.
A cerimônia de abertura ocorreu na noite desta quinta-feira (1) com celebração eucarística presidida por dom Jorge Alves Bezerra, bispo da Diocese de Paracatu. Em sua homília, dom Jorge ressaltou o amor exagerado de São Pedro Julião Eymard, fundador da Congregação e recordou ainda seu lema episcopal todo baseado na vida do apóstolo da eucaristia, “Totus Dei” -Todo de Deus. Ele finalizou desejando a todos um fecundo seminário.
Participaram deste seminário os religiosos e os formandos; os membros da ALLS (Associação de Leigos e Leigas Sacramentinos); e lideranças dos diferentes Movimentos e Pastorais da Paróquia.
Segundo avaliou a organização, o primeiro dia do Seminário Eymardiano foi muito fecundo e proveitoso! “Iniciou com a oração do Ofício Divino das Comunidades, no pátio externo do Santuário. O Salmo 23 inspirou a todos no reconhecimento a Deus como Supremo Pastor. Logo em seguida, foi servido um delicioso café”.
Pela manhã, padre Marcelo Silva introduziu os primeiros trabalhos com a exposição do tema: fraternidade como projeto de vida: “Eles eram perseverantes”. (AT 2, 42).
Depois de trabalhar a visão geral do livro, concluiu com a seguinte citação de Antoine de Saint-Exupéry: “Se quiseres construir um navio, não comeces por dizer aos operários para juntar madeira ou preparar as ferramentas; não comeces por distribuir tarefas ou por organizar a atividade. Em vez disso, detém-te a acordar neles o desejo do mar distante e sem fim. Quando estiver viva esta sede meter-se-ão ao trabalho para construir o navio”.
À tarde, padre Francisco Júnior desenvolveu o tema “O Dom de Si pelo voto da personalidade, em perspectiva Paulina: Uma abordagem literária e teológica”. Padre Francisco Júnior apresentou uma análise do Dom de Si e sua relação com os textos paulinos, citando as obras completas de São Pedro Julião Eymard. “Expôs momentos fortes, de acordo com a cronologia da vida de Padre Eymard, na busca por uma leitura mais atualizada de sua espiritualidade”.
Ao finalizar o dia, padre Marcelo conduziu um momento de Adoração ao Santíssimo na Capela, centrados na reflexão de Santo Eymard: “A Eucaristia é o céu da terra, Jesus estabeleceu entre nós sua morada permanente, seu trono de graça e de amor; ele quis que esta arca da Nova Aliança acompanhasse sempre seu povo no deserto da vida e até a terra prometida” (PG 281,1).
No sábado (23), os trabalhos iniciaram, às 7h, com a Oração das Comunidades, na capela, conduzida por padre Vittorio Baggi. “Celebramos a memória de Maria, a Mãe de Jesus, neste sábado e, pedimos a Virgem que derrame em nossos corações a graça do Teu Espírito, para que nossas energias e todo o nosso viver sejam consagrados a ti”.
Após o café, dom Jorge Alves Bezerra fez sua reflexão: O Dom de Si. Á Luz da Encarnação do Verbo e do Mistério Eucarístico.
Dom Jorge iniciou os trabalhos com uma chamada forte aos cristãos: “Não se pode caminhar para a Santidade insatisfeitos”, enfatizando o Grande Retiro de Roma (GRR), de 25 de janeiro a 30 de março de 1865. “Sem a mística do amor fraterno não há dom de si. Se ainda sou individualista preciso me converter, tenho que deixar de ser apenas semente para ser grão de trigo, depois pão”. Ele salientou que deixar como está é decretar falência do humano.
Destacou ainda, de modo surpreendente, as atitudes de Padre Eymard:
-buscou mudança de vida, optou pelo cenáculo interior;
-deu o coração para Deus;
-convidou o Senhor para morar dentro de si;
-o Senhor aceitou seu convite e veio habitar em sua vida;
-exultou de alegria exclamando “Cristo vive em mim”;
-atingiu seu objetivo de santificação;
“Não precisamos de sacramentinos teóricos, precisamos de cristãos que façam valer o verdadeiro calvário. Eis o maior desafio de hoje: É Cristo que deve ser adorado, a ELE devemos servir”, disse o religioso.
Durante a tarde foi para a terceira mesa a “A mesa da Fraternidade Sacramentina Lugar do amor exagerado” momento conduzido por padre Marcelo. “Experimentamos a mesa como lugar de comunhão, a mesa que nos educa para o encontro, para a vida, mesa como poesia, como lugar de matar a saudade, como lugar catequético da família, como local de refeição e causa de humanização, como lugar de missão. O momento foi conduzido por poemas, músicas e reflexão despertando em cada participante uma emoção única”.
As 19h encerrando o Seminário Eymardiano, foi celebrada a eucaristia presidida pelo aniversariante do dia, dom Jorge Bezerra e concelebrada pelos religiosos sacramentinos. Em sua homilia, dom Jorge destacou a importância do Seminário para a família Eymardiana. Ele destacou que na trilha de Santo Eymard a nossa vocação é dar-se a Deus, adorá-lo em espírito e verdade, servi-lo por amor, consumir-se por amor e ser pão por amor. “Após a celebração eucarística celebramos a vida de Dom Jorge e dos aniversariante do mês com um delicioso jantar, e o tradicional bolo recheado do parabéns pra você”, finalizou a organização.
Gicélia Azevedo – Coordenadora Pascom Santuário