Pronto Atendimento Municipal de Caratinga já está em funcionamento

O secretário de Saúde Dr. Giovanni foi até o novo PAM

CARATINGA – O novo Pronto Atendimento Municipal (PAM) de Caratinga retomou as atividades nesta sexta-feira (31/3). Os moradores de Caratinga que necessitarem de atendimento médico já contam com uma estrutura adequada e com um corpo clínico especializado para fazer os atendimentos. Na noite desta sexta, o secretário de Saúde de Caratinga, Giovanni Corrêa, fez uma visita ao PAM. Ele estava acompanhado dos Superintendentes de Saúde Elias José de Oliveira e Luana Brum.

Durante a visita, Dr. Giovanni elogiou a estrutura do novo PAM de Caratinga, que está localizado nas dependências do CASU, no Bairro das Graças. O Pronto Atendimento Municipal de Caratinga está preparado para receber casos de urgência e emergência e conta com equipamentos de ponto para fazer os atendimentos. A unidade de saúde também possui ambulatórios e consultórios para receber os casos considerados mais simples. São dois clínicos gerais e um pediatra para realizar os serviços médicos.

Local conta com estrutura adequada e com corpo clínico especializado

Em caso de necessidade de internação e procedimentos mais complexos, os pacientes serão transferidos para o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora.

A mudança do PAM de Caratinga para o CASU foi motivada devida à desistência da direção administrativa do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora em receber os pacientes que necessitam do primeiro atendimento (urgência e emergência). O HNSA estabeleceu que irá continuar realizando internações, cirurgias e em funcionamento com a Maternidade. A decisão provocou a demissão de dezenas de funcionários do próprio Hospital que trabalhavam no antigo Pronto Atendimento Microrregional.

A utilização da estrutura do CASU é provisória. Apenas até que a UPA, Unidade de Pronto Atendimento, fique pronta. A construção está sendo realizada nas proximidades da Praça da Estação.

INTERVENÇÃO NO HNSA

Também nesta sexta-feira (31) foi realizada uma reunião por vídeo conferência na Gerência Regional de Saúde, em Coronel Fabriciano, no Vale do Aço. Ficou decidido que a intervenção no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora terá início na próxima terça (4). A Comissão de Intervenção, que será gerida pelo Estado, foi uma orientação do Ministério Público. O objetivo é impedir que o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora feche as portas, e que ele volte a atender toda a região de Caratinga sem os problemas financeiros. A reunião teve a participação do Secretário de Saúde de Caratinga, do Prefeito de Caratinga, Welington Moreira, e de representantes do Ministério Público da Comarca de Caratinga, Secretaria Estadual de Saúde, Ministério da Saúde, entidades representantes das Santas Casas e dos próprios diretores do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caratinga