CARATINGA – Caratinga vai ganhar novas cores e mais consciência ambiental. A 3ª edição do Projeto Primavera chega neste mês com a distribuição gratuita de 28 mil mudas de crotalária, mobilizando escolas, instituições e a comunidade para transformar a cidade com flores, vida e cuidado coletivo. A iniciativa é promovida pelo Lions Clube Caratinga Itaúna, idealizada pelo professor Eugênio Maria Gomes, e conta com a parceria de instituições como a Fundação Educacional de Caratinga (FUNEC), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Secretarias de Educação e Meio Ambiente, Superintendência Regional de Ensino, Movimento Amigos de Caratinga (MAC) e Tiro de Guerra 04-003.
Segundo o presidente do Lions Clube Caratinga Itaúna, Ademir Pinheiro, o projeto reforça um compromisso que deve ser de todos. “Nós temos que cuidar da preservação ambiental. Infelizmente, nossos antepassados só desmatavam; agora, cabe a nós cuidar dele, para que as gerações futuras tenham um ambiente mais agradável.”
Além de enfeitar ruas, praças e jardins, a crotalária tem uma função especial: sua flor atrai libélulas, predadoras naturais das larvas do mosquito da dengue. Para o diretor executivo da FUNEC, Sanderson Dutra, a adesão da comunidade é essencial. “O coroamento desse projeto é realmente fazer com que as mudas que nós preparamos cheguem até toda população e sejam plantadas nos devidos lugares, para que o efeito delas dê resultado.”
O coordenador do IEF Caratinga, Anderson Siqueira Teodoro, explicou que a produção das mudas é fruto de um trabalho coletivo com a UNEC, o Ministério da Agricultura e a prefeitura. “O IEF tem contribuído com o enchimento das sacolinhas, o semeio das sementes e a produção das mudas, desde o início da semeadura até o desenvolvimento delas, para distribuir à comunidade”, disse.
Já o diretor-geral da Unec TV, Eugênio Maria Gomes, destacou o caráter educativo da iniciativa. “É um projeto de cuidado com o planeta, com o meio ambiente e com a nossa rua, nossa casa, nosso jardim. Nas duas primeiras edições distribuímos sementes e agora estamos distribuindo mudas”, informou.
Para o presidente do MAC, Vanderlei Dornelas, cuidar do meio ambiente é também cuidar da saúde da população. “Protegendo o meio ambiente, estamos protegendo a nós mesmos”, atestou.
A distribuição das mudas será realizada no dia 22 de setembro, a partir das 9 horas, na Praça Cesário Alvim, com a participação de alunos das redes estadual e municipal, autoridades e comunidade em geral.

