Procura-se profissionais para restauração completa do Menino Maluquinho

Apenas dois comprovaram aptidão e interesse em realizar o serviço; estátua foi interditada em setembro por risco de queda da cabeça

 

CARATINGA– A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico pretende contratar um profissional ou empresa especializada para restauração completa do monumento “Menino Maluquinho”.

O monumento está interditado desde setembro de 2021, após a constatação do risco de queda da cabeça da estátua, que foi escorada por um andaime.

O artista plástico João Rosendo, que construiu o Menino Maluquinho, à época, conversou com a imprensa e destacou as características da obra que possui 10 metros de altura, contando com a base. “É uma escultura feita a partir de isopor e depois coberta com fibra de vidro, também com massa plástica, enrijecedora. Por dentro da estátua existem duas colunas que pegam numa fundação da parte do pedestal até o ombro do Menino Maluquinho. Dali para cima outra coluna de concreto que vai até o final da panela”.

Rosendo disse que não havia risco de desabamento do monumento e que a cabeça inclinou um pouco, devido à infiltração. A água que entrou teria modificado o peso, dando uma ligeira inclinada para a esquerda.

Outra observação do artista é mais uma situação que teria abalado a estrutura da estátua: a passagem de veículos pesados, o que causa uma trepidação.

Através de nota, a Prefeitura informou que, por se tratar de uma obra de caráter “peculiar”, o município precisa realizar três orçamentos para a realização do trabalho, no entanto, foram encontrados apenas dois profissionais que comprovaram aptidão e interesse em realizar o serviço. “Por esse motivo, no dia 1° de dezembro, foi publicado no Diário Eletrônico Executivo um chamamento público para que, caso haja mais interessados em apresentar uma proposta para realização das obras, os mesmos tenham a oportunidade de se manifestar, cumprindo, assim, o princípio da livre concorrência conforme determina a legislação”.

O chamamento público publicado no dia 1° de dezembro, abriu o prazo de três dias úteis para o recebimento de propostas de eventuais interessados. “Vale ressaltar que, após o prazo dado de três dias úteis, mesmo ainda não havendo três profissionais interessados, o município poderá contratar aquele que tiver apresentado o menor orçamento”, explica.

O monumento está interditado desde setembro de 2021, após a constatação do risco de queda da cabeça da estátua, que foi escorada por um andaime