Procon orienta comerciantes na Semana do Consumidor

CARATINGA- O Procon de Caratinga realizou visitas aos comerciantes tendo como foco a Semana do Consumidor. A ação buscou orientar aos lojistas sobre boas práticas e demais medidas previstas no Código de Defesa do Consumidor.
Cristiano Lopes de Faria, coordenador do Procon afirma que as atividades tiveram resultado positivo. “Estamos fazendo mais uma campanha de conscientização junto ao comércio, aos fornecedores, atender melhor ao consumidor pela questão do preço, se está bem visível, da nota fiscal, se a precificação está de acordo. Notamos que o comércio que está bem relacionado, estamos pegando também o contato do fornecedor, para conciliar a relação entre consumidor e fornecedor para fazer o comércio ficar mais amigável”.
Conforme Cristiano, embora a maior demanda do Procon seja relacionada a assuntos de telefonia e empréstimos, a abordagem buscou uma aproximação com o comércio. “Orientar mais a atender melhor o consumidor. E pelo que tenho notado, isso tem ido muito bem, não tem tido nenhuma reclamação”.
Joaquim Vicente, técnico do Procon, destaca a origem da data em 15 de março de 1962, inspirada pelo presidente norte-americano da época. “Essa data é muito importante para o consumidor e para o fornecedor nessa relação jurídica. É uma data que se inaugurou na época com john Kenedy, esses direitos fundamentais que englobam a parte hipossuficiente, que é o consumidor. Nessa semana específica do consumidor, o Procon buscou orientar aos consumidores sobre algumas práticas consumeristas, com viés mais informativo. Fazer essa ligação entre consumidor e o fornecedor”.
O Procon está situado à Praça Cesário Alvim, ao lado da agência da Caixa Econômica Federal, no antigo Psiu. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, sem intervalo para almoço. Contatos podem ser realizados por meio do telefone (33) 3329-8012 ou pelo e-mail procon@caratinga.mg.gov.br.

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Exportações mineiras alcançam US$ 37,3 bilhões no ano e estado tem o maior superávit nacional em outubroResponsável por quase 13% das exportações brasileiras, Minas tem o melhor desempenho na balança comercial pelo segundo mês consecutivo DA REDAÇÃO – Com o aumento de parceiros comerciais, Minas Gerais encerrou os dez primeiros meses deste ano com US$ 37,3 bilhões em exportações. O valor representa um crescimento de 5,3% em relação ao mesmo período de 2024. O estado foi responsável por 12,9% das comercializações nacionais, sendo o terceiro maior exportador no acumulado de 2025. No mesmo período, o saldo da balança comercial alcançou superávit de US$ 21,9 bilhões. Até outubro, as importações somaram US$ 15,4 bilhões, um crescimento de 9,1% em comparação ao mesmo período de 2024. Minas segue sendo o quinto principal importador brasileiro. Ainda segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Minas Gerais registrou o terceiro maior fluxo comercial do Brasil (US$ 52,7 bilhões). O valor representa um crescimento de 6,4% ao do ano anterior. “Os resultados reforçam que estamos no caminho certo para encerrar 2025 com números maiores do que foi registrado em 2024. Isso reflete o fortalecimento de Minas como ator importante no comércio exterior, que se deve ao apoio do Governo do Estado aos empreendedores mineiros”, afirma a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), Mila Corrêa da Costa. Café, ouro e veículos impulsionam Entre os produtos exportados no ano, as vendas de café aumentaram em US$ 2,7 bilhões, um aumento de 44,6% frente aos dez primeiros meses de 2024. Na sequência, vem o ouro com US$ 1,2 bilhões (72,6%) e os veículos com US$ 248,6 milhões (89,6%). No ano, Minas exportou seus produtos para dez países a mais do que em 2024, reforçando o potencial do estado em alcançar novos parceiros comerciais. No período, houve crescimento das exportações para 105 mercados, dentre os quais o Canadá registrou o maior valor e percentual (US$ 582 milhões e 66,8%). Em seguida, vem a Argentina (US$ 490,3 milhões e 39,4%); o Reino Unido (US$ 420,8 milhões e 77,4%); o Japão (US$ 237,1 milhões e 26,0%) e a Itália (US$ 232,4 milhões e 31,9%). Maior estado superavitário do Brasil Somente em outubro, Minas somou US$ 4,2 bilhões em exportações, com alta de 12,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior, sendo o segundo maior exportador brasileiro no período. Novamente, o estado registrou o maior superávit do Brasil (US$ 2,5 bilhões), pelo segundo mês consecutivo, assim como em setembro. Entre os principais produtos exportados em outubro, o café também foi o produto mais relevante, representando 28,4% da pauta exportadora mineira, seguido dos minérios de ferro e seus concentrados (26,2%); ouro (7,2%); açúcares (4,9%) e ferro-ligas (4,8%). Minas também foi o maior exportador brasileiro de carboneto de silício (US$ 2,4 milhões); tijolos, placas (lajes), ladrilhos e peças cerâmicas semelhantes (US$ 2,3 milhões); medicamentos (US$ 2,3 milhões); e queijos e requeijão (US$ 430,2 mil). Varginha foi a principal cidade exportadora em outubro, com participação de 8,2% nas vendas mineiras para o exterior, seguida por Guaxupé (7,2%), Nova Lima (5,3%), Paracatu (5,3%) e Araxá (4,9%). Lideram nas importações No décimo mês de 2025, as compras internacionais somaram US$ 1,7 bilhão. As principais mercadorias adquiridas foram: automóveis de passageiros (5,7%); adubos (fertilizantes) azotados (4,1%); hulhas (3,6%); veículos automóveis para transporte de mercadorias (3,3%) e partes de tratores e veículos de uso especial (3,3%). Betim liderou nas importações entre os municípios importadores, com percentual de 17,2%. Na sequência vem Extrema (12,8%), Uberaba (12,0%), Pouso Alegre (5,7%) e Belo Horizonte (5,1%).