Pernilongos
Na noite dessa segunda-feira (22), aconteceu mais uma reunião da Câmara de Caratinga. O vereador Dete foi o primeiro a usar a tribuna e agradeceu ao secretário de Meio Ambiente, José Corinto por ter resolvido o problema do esgoto em Dom Modesto e aproveitou para pedir para que o mato seja roçado ao redor do rio Caratinga, pois o tempo está muito seco, e está tendo muitos pernilongos na cidade.
“Falta de respeito”
Bastante exaltado, o vereador Nêgo alegou falta de respeito por seu mandato por parte do colega Carlindo. “No mandato passado, dentro da emendas impositivas indiquei R$ 25 mil para arrumar o muro do campo de futebol de Dom Lara. Na última semana a gente estava de viagem e pude ver o parlamentar Carlindo fazendo vídeo do muro, o qual já coloquei o dinheiro pra ser feito. É uma falta de respeito muito grande, peço respeito ao meu mandato, ao meu trabalho. Respeito a todos, quando é região de um colega, não vou, se cada um atentar para uma região vamos fazer um trabalho bacana”. Nêgo entregou ao colega um documento com os valores que destinou para o muro. O clima pesou entre os colegas parlamentares.
Processo
José Cordeiro aproveitou seu tempo na tribuna para deixar um recado para alguns advogados em relação ao processo de ação de investigação em face do Republicanos, partido do qual faz parte e está na justiça. “Trata-se de uma investigação provocada por um desafeto político meu. Como não ele foi eleito, tem feito várias tentativas para impedir meu trabalho. O processo tramitou em Caratinga na primeira instância, o juiz entendeu que fosse caçado o diploma dos vereadores eleitos (Dete, José Cordeiro e Catita). Não entendo o perfil de alguns advogados que se dão ao disparate de ficar nas esquinas das ruas, fazendo comentários indelicados sobre esse processo que não está em segredo. Quem quiser falar comigo, explico o que está acontecendo, a justiça tomará as decisões. Vamos usar todos os mecanismos de defesa, mas me deixa um pouco preocupado que fim terão esses advogados que ficam por aí garantindo sentenças, isso é falta de ética”.
Agricultura e limpeza de praça
Ricardo Angola disse que está sendo muito cobrado em Sapucaia sobre a aração de terras. “Conversei com o João Paulo da Agricultura e ele disse que está esperando sair um trator da oficina. Aproveito também para parabenizar o secretário que conseguiu um retroescavadeira para fazer poços de peixes”. O vereador pediu que o executivo deixe uma pessoa responsável pela limpeza da praça em Sapucaia, como no passado. “A praça está ficando muito suja, então a gente queria pedir que voltasse com um funcionário da prefeitura para manter o local limpo”.
Animais microchipados
A vereadora Jéssica entrou com o projeto de lei 61/2025 que dispõe sobre a obrigatoriedade da microchipagem de cães e gatos no município de Caratinga, e cria o banco de dados municipal de animais microchipados. A vereadora esteve na redação do Diário de Caratinga e explicou que a microchipagem que já é feita no município, passará a ser obrigatória, inclusive para animais domésticos. Dessa forma quando um animal sumir, será possível identificar seu dono.
Carros sucateados
Os vereadores Ebinho e Jéssica comentaram sobre os carros sucateados que ficam abandonados nas ruas da cidade. Jéssica pediu que se tome providência de alguns carros que está na rua Antônio Cimini, no bairro Santa Zita. O vereador Ebinho disse que de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, basta pedir que a Polícia Militar recolhas esses veículos.
Trenzinho da alegria
Elzo Martins também esteve na redação do Diário de Caratinga, falando sobre o seu projeto de lei 62/2025 que dispõe sobre a proibição da execução de músicas impróprias em veículos coletivos de diversão que transportam crianças, popularmente conhecidos como “trenzinho da alegria”. O vereador explicou existem músicas sexuais, com conotação pejorativa, com palavras torpes, que induzem à sexualidade e que estimulam a orgia e o erotismo, e também as que fazem apologia à crimes e facções criminosas, conhecidas como “funk proibidão”, que não devem ser colocadas para crianças ouvirem.
Suiço
O vereador Pedrinho tem trabalhado muito no povoado de Suiço, e em sua fala na tribuna pediu que a prefeitura disponibilize um caminhão de lixo para a realização da coleta regular de resíduos sólidos. Pedrinho ressaltou que o lugar deve ter aproximadamente 30 casas e não tem a coleta de lixo. O vereador pede também que seja disponibilizado um contêiner para ser instalado no trecho que dá acesso ao povoado do Suiço, na região onde se encontram os córregos do Retiro, Conceição e Desconhecidos.