Objetivo é intensificar os trabalhos de limpeza urbana, desobstrução e conscientização ambiental na cidade
CARATINGA- A Prefeitura de Caratinga deu início à operação “Caratinga Mais Limpa”, uma grande força-tarefa com o objetivo de intensificar os trabalhos de limpeza urbana, desobstrução e conscientização ambiental na cidade.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, José Corintho, a ação é um esforço conjunto das secretarias de Obras, Meio Ambiente e Defesa Social, com apoio direto do prefeito. “Estamos unindo esforços a pedido do prefeito para a gente fazer esse mutirão de limpeza, e conscientizando também a população da importância do horário de colocar o lixo na rua, seguir os horários corretos”, explicou o secretário.
José Corintho reforçou que o descarte fora de hora contribui para o acúmulo de lixo nas vias e causa transtornos à cidade. “Às vezes o caminhão tem horário de passar à noite, a pessoa coloca o lixo de manhã, o lixo fica exposto, os animais podem rasgar a sacola, espalhar o lixo, e isso cria um ambiente desagradável até para os comerciantes. Então a gente sempre orienta os comerciantes e os moradores a colocarem o lixo uma hora antes do caminhão. Mesmo que ele atrase um pouco, o lixo vai ficar pouco tempo exposto na rua”, destacou.
Além do trabalho de limpeza urbana, a operação também prevê a limpeza do Rio Caratinga, uma demanda antiga da população e dos comerciantes da região central. “A questão do Rio Caratinga é um anseio dos comerciantes e do pessoal que mora no centro. A gente conseguiu as licenças em todos os níveis e o prefeito também fez um decreto destacando a importância dessa limpeza”, afirmou.
A previsão é que a limpeza do Rio Caratinga comece já na próxima semana, em modelo semelhante ao que foi realizado no Córrego São João. “Mas, eu volto a falar com a população: a gente tirou muita coisa de lá — máquinas de lavar velhas, sofá, colchão, lixo — e isso não vai para lá sozinho. A gente tem que ter consciência de que não pode jogar essas coisas nos nossos rios. Isso obstrui, agrava as enchentes, tampa os bueiros. Então a gente pede apoio à população, conscientização, chamar a atenção do outro se for o caso: gente, vamos colaborar, a gente precisa de uma cidade limpa”.
O secretário destacou ainda que o mutirão vai começar pelo Centro da cidade, área de maior circulação, e depois será expandido para os bairros. “A gente fez alguns mutirões e está organizando as turmas para fazer isso nos bairros, dando prioridade ao centro, onde tem maior circulação de pessoas. Com as chuvas recentes, a terra foi carreada para alguns lugares, e a situação se agravou”, explicou.
Ele também fez um alerta sobre a movimentação de terras e desaterros neste período chuvoso. “A gente alerta o pessoal que está mexendo com desaterro: agora não é época propícia. É época de chuva, então de repente adiar um pouco essa questão, porque sem apoio da população e sem conscientização, fica difícil fazer um trabalho bom”, ressaltou.
Por fim, José Corintho reforçou que a operação “Caratinga Mais Limpa” depende tanto da estrutura da prefeitura quanto da colaboração da comunidade. “Isso envolve a prefeitura, mas também a conscientização da população. A gente conta com o apoio de todos para fazer um trabalho realmente eficaz e manter nossa cidade limpa”, concluiu.









