CARATINGA – O programa de regularização fundiária “Morar Legal” chegou com tudo em Cordeiro de Minas, marcando um novo capítulo na história daquela comunidade. Serão mais de 500 lotes legalizados no distrito, situado a 53 quilômetros da sede de Caratinga e a 26 de Ipatinga, em uma iniciativa que une cidadania e melhorias de infraestrutura. Já foi iniciada etapa a de cadastro das famílias que serão beneficiadas, e o atendimento será realizado também neste sábado (dia 27), de 9h às 16h.
A apresentação do programa “Morar Legal” em Cordeiro de Minas aconteceu na noite de quarta-feira (24), no pátio da Escola Municipal Professora Conceição Martins da Silva, e reuniu aproximadamente 400 moradores. O prefeito Dr. Giovanni Corrêa destacou que a ação garantirá a segurança jurídica das famílias e melhorias na infraestrutura e no saneamento básico do distrito.
Com ocupação desde a década de 1920 e sem a devida formalização fundiária, Cordeiro de Minas inicia agora um processo de transformação, nas palavras do prefeito de Caratinga. “Vamos regularizar e proteger o patrimônio de mais de 500 famílias. Além de garantir dignidade e segurança dos proprietários de imóveis, estamos investindo na melhoria da qualidade de vida da população”, ressaltou.
SANEAMENTO E INFRAESTRUTURA
Junto com a regularização fundiária, conforme Dr. Giovanni, os moradores de Cordeiro de Minas serão beneficiados com melhorias no abastecimento de água potável e com a construção de uma estação de tratamento de esgoto no distrito, em área que já está sendo avaliada pela Prefeitura Municipal.
Outra melhoria para Cordeiro de Minas na sequência do “Morar Legal” será a pavimentação do acesso à sede do município e da ligação com a rodovia. “Até o final do nosso mandato vamos fazer a pavimentação das estradas de ligação com todos os distritos, e um deles é o Cordeiro. Como numa partida de futebol, estamos rolando a bola para um gol a favor da população”, afirmou o prefeito.
CADASTRO SOCIAL
O entusiasmo da reunião se refletiu já no dia seguinte. Na quinta-feira (25), teve início o cadastro social das famílias que serão beneficiadas com as escrituras. Até o início da tarde desta sexta-feira (dia 26), mais de 100 famílias já haviam sido cadastradas e encaminhado os documentos para elaboração do processo a ser protocolado no Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Caratinga.
Desde quinta-feira (dia 25) a equipe da Versaurb – empresa contratada por licitação para regularizar mais de 11 mil lotes nos bairros e em todos os distritos de Caratinga – está fazendo o cadastro das famílias para envio ao Cartório de Registro de Imóveis. Para garantir que todos possam participar, a empresa organizou um plantão especial neste sábado, de 9h às 16h. Os trabalhos serão retomados na próxima segunda-feira (dia 29).
