Maio Amarelo – Por mais atenção no trânsito

Alunos da Escola Estadual Princesa Isabel estiveram presentes na ação
Alunos da Escola Estadual Princesa Isabel estiveram presentes na ação

Curso Superior de Curta Duração em Segurança no Trânsito do UNEC e SEST SENAT promovem ação preventiva em Caratinga

CARATINGA – Durante a manhã de ontem, acadêmicos do Curso Tecnólogo em Segurança no Trânsito do Centro Universitário de Caratinga, em parceria com Serviço Social do Transporte – SEST e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT, estiveram pelas ruas de Caratinga informando a população sobre a importância do Movimento Maio Amarelo. Alunos da Escola Estadual Princesa Isabel estiveram presentes na ação auxiliando os pedestres na hora de atravessar a rua corretamente.

 

Teresa Cristina - diretora do SEST SENATA de Caratinga
Teresa Cristina – diretora do SEST SENATA de Caratinga

O Movimento Maio Amarelo, movimento nacional, nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Todos os dias, aproximadamente três mil vidas são perdidas nas estradas e ruas no mundo todo. O objetivo do movimento em Caratinga é uma ação coordenada entre SEST SENAT da cidade e o Curso Segurança no Trânsito do UNEC.

Para Caio César Gomes, coordenador do Curso Tecnólogo em Segurança no Trânsito do UNEC, “a intenção dessa ação é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas”.

Campanha de conscientização feita pelas ruas de Caratinga
Campanha de conscientização feita pelas ruas de Caratinga

O SEST e o SENAT são entidades civis sem fins lucrativos criadas com o objetivo de valorizar os trabalhadores do setor de transporte. Teresa Cristina Mendonça Fernandes, Diretora das entidades em Caratinga reforça a atenção que a população deve ter. “O SEST SENAT trabalha há anos com o Maio Amarelo, uma vez que o amarelo significa atenção. Atenção para que a população respeite mais o trânsito, atenção aos equipamentos de segurança que existem dentro de um carro, para que as pessoas tenham postura correta no trânsito. Quem se ama respeita as regras, respeita o próximo.”

Marcos Roberto Meireles, acadêmico do Curso Superior de Curta Duração em Segurança no Trânsito do UNEC, acredita na interação dos alunos com

Marcos Roberto Meireles - acadêmico do Curso Tecnólogo em Segurança no Trânsito do UNEC
Marcos Roberto Meireles – acadêmico do Curso Tecnólogo em Segurança no Trânsito do UNEC

a equipe do SEST-SENAT. “Essa interação resulta em consequências positivas para a sociedade de modo geral, população, motoristas, pedestres e mais experiência pra nós, futuros profissionais. Percebemos que campanhas educativas e preventivas no trânsito acontecem apenas em setembro, na própria Semana do Trânsito, e o objetivo do Maio Amarelo é estimular a promoção de atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.”

 

 

 

Manoel Vitor Dornelas - aluno da Escola Estadual Princesa Isabel
Manoel Vitor Dornelas – aluno da Escola Estadual Princesa Isabel

Adolescente e já consciente, Manoel Vitor Dornelas, aluno do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Princesa Isabel chama atenção na sua fala perante tantas imprudências no trânsito. “Regras existem para serem respeitadas, independente de qual ambiente. É melhor esperar um minuto em vida para atravessarmos na faixa de pedestre do que perder a vida em um minuto, ao termos pressa e não respeitarmos a vez dos carros”.

 

 

 

Caio César - coordenador do Curso Tecnólogo em Segurança no Trânsito do UNEC
Caio César – coordenador do Curso Tecnólogo em Segurança no Trânsito do UNEC

O Maio Amarelo espera a participação e envolvimento de todos comprometidos com o bem-estar social, educação e segurança no trânsito. Fazer do mês de maio o início da mudança e fazer do amarelo a cor da atenção pela vida no trânsito.