CARATINGA- Está marcada para o dia 14 de novembro de 2025, às 9h, a licitação destinada à contratação da empresa responsável pela construção da sede definitiva do Campus Caratinga do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG). O certame ocorrerá por meio do site www.gov.br/compras, com investimento previsto de R$ 15 milhões. A obra faz parte da expansão anunciada pelo Governo Federal, com a criação de 100 novos campi dos Institutos Federais e do Novo PAC.
O novo campus será construído em um terreno de aproximadamente 29 mil metros quadrados, situado às margens da BR-116. O local é conhecido como Barra do Laje e fica a cerca de 6,7 km do centro de Caratinga. A área foi cedida pela União e está atualmente ocupada por uma edificação que será demolida para abrigar a nova unidade educacional. Esta destinação foi articulada entre a Superintendência da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) em Minas Gerais, o município de Caratinga e o IF Sudeste MG, que apresentou um projeto detalhado para a implementação do campus, com prazo estimado de 36 meses para conclusão das obras.
A obra contempla a construção de uma edificação, denominada Bloco Educacional e Administrativo, com área construída de, aproximadamente, 4.000 m² (quatro mil metros quadrados), dividida em pátio coberto para área de vivência; áreas administrativas; biblioteca e salas de estudo; 24 salas de aula, flexíveis, com infraestrutura passível de modificação para ambientes administrativos e/ou laboratórios; cantina/ salão de refeições; sanitários e depósitos. Ainda está prevista a construção de uma quadra poliesportiva coberta, com vestiários e arquibancada, com área coberta de, aproximadamente, 1.000 m² e de uma guarita.
A instalação do Campus Caratinga integra os esforços do governo federal para a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com o objetivo de democratizar o acesso à educação pública de qualidade e fomentar o desenvolvimento regional.
A unidade oferecerá cursos técnicos de nível médio e superior, promovendo a integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Já a escolha de Caratinga atende a uma demanda estratégica. “Segundo o censo do IBGE de 2022, o município possui cerca de 87.360 habitantes e é referência regional, especialmente para as cidades do entorno, nos setores de comércio, serviços e agropecuária”, destacou o IF Sudeste-MG.










