CARATINGA- A Prefeitura de Caratinga cedeu, provisoriamente, o espaço do antigo Sesi para início das atividades do Instituto Federal. A previsão é que as atividades tenham início no segundo semestre, atendendo a princípio mulheres em situação de vulnerabilidade social, pelo programa “Mulheres Mil”.
O local está sendo preparado e adaptado, com algumas salas reservadas para funcionamento.
O ANÚNCIO
O Governo Federal anunciou no dia 12 de março, a criação de 100 novos campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs).
Em Minas Gerais, os novos campi serão concentrados em João Monlevade, Itajubá, Sete Lagoas, Caratinga, São João Nepomuceno, Belo Horizonte, Minas Novas e Bom Despacho.
A construção de novos campi nos municípios impacta o setor da construção civil, além de gerar emprego e renda. As novas escolas, quando estiverem em funcionamento, levarão desenvolvimento local e regional.
A expectativa é de que os municípios de Bom Jesus do Galho, Bugre, Caratinga, Córrego Novo, Dom Cavati, Entre Folhas, Iapu, Imbé de Minas, Inhapim, Ipaba, Ipanema, Pingo D’Água, Piedade de Caratinga, Raul Soares, Santa Rita de Minas, Santa Barbara do Leste, São Domingos das Dores, São João do Oriente, São Sebastião do Anta, Tarumirim, Ubaporanga e Vargem Alegre sejam beneficiados com a unidade com sede em Caratinga.
A BUSCA POR IMÓVEIS
No dia 16 de maio, o reitor André Diniz esteve reunido na Prefeitura de Caratinga e visitou possíveis locais que pudessem receber a estrutura do campus a partir do segundo semestre. Dentre eles, além do imóvel do antigo Fórum, que hoje pertence à Câmara de Vereadores; a fazenda do extinto IBC (Instituto Brasileiro do Café), o antigo SESI; o prédio da Funasa, área do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
André Diniz destacou que um Instituto Federal é sempre um grande avanço para uma cidade em termos de educação técnica e tecnológica. Para isso, algumas etapas de implantação são necessárias. “Primeiramente, o Governo Federal já decidiu que Caratinga vai receber um Instituto Federal, isso aí é uma decisão já posta. Tomada essa decisão, temos algumas etapas, um diálogo com a Prefeitura sobre como vai se dar a relação com o Instituto Federal em termos dos auxílios mútuos que vão ser estabelecidos; definir qual a melhor localidade para o Instituto começar a funcionar, isso aí entra um espaço provisório para gente começar as atividades. Um espaço definitivo aonde o governo federal vai poder investir recursos para uma construção definitiva, e também um diálogo com a comunidade no sentido de fazer a construção conjunta com essa nova escola, desse campus. Uma das principais características dos Institutos Federais é nós termos uma sintonia com a região onde a gente está inserido, esse diálogo com a comunidade, com arranjo produtivo local, com as empresas da região, com a forma de organização econômica da região para nós é essencial”.
PROGRAMA MULHERES MIL
O Programa Mulheres Mil reúne um conjunto de políticas públicas e diretrizes governamentais voltadas para fazer a inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade.
O Programa Mulheres Mil foi criado com a finalidade de unir a educação ao trabalho, abrangendo a população feminina em busca de oportunidades de acesso às ações educacionais, a elevação da escolaridade e à inclusão e permanência no mundo do trabalho, tendo como ponto central a identificação, o reconhecimento e a valorização da diversidade e dos saberes acumulados em cada uma de suas etapas de vida.
O objetivo do Programa Mulheres Mil é enfrentar as desigualdades de gênero ao atender mulheres a partir de 16 anos, prioritariamente, em situação de vulnerabilidade social e econômica em contexto de pobreza e extrema pobreza; baixo grau de escolarização; mulheres que são responsáveis “sozinhas” pelos cuidados no ambiente familiar; vítimas de violência doméstica. Observam-se desigualdades nas dimensões regionais e territoriais, tais como: classe, raça, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, geracional, de pessoas com deficiência, e outras.
00