I Semana Internacional de Música de Câmara de BH valoriza talentos mineiros

Simone Leitão
Simone Leitão

Festival criado no Rio de Janeiro pela pianista mineira Simone Leitão expande suas atividades para Caratinga e Belo Horizonte e tem como residente o Ariel Quartet

CARATINGA – Nos dias 19 e 20 de junho, Caratinga recebe a pianista mineira Simone Leitão para apresentações especiais da I Semana Internacional e Música de Câmara. Depois de se consagrar no Rio de Janeiro, apresentando em 2015 sua quarta edição, e realizar concertos de expansão em Minas, em 2014, a Semana Internacional de Música de Câmara chega a Minas, com o objetivo de disseminar a prática da música de câmara, pois é pouco fomentada no Brasil.

Agendado entre os dias 19 e 28 de junho, o evento promove encontros entre renomados solistas brasileiros, jovens promissores e representantes internacionais. Além de Caratinga, cidade natal de Simone Leitão, a pianista estará em Belo Horizonte, para apresentações nos dias 25 a 28 de junho, na Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte.

Um dos destaques é a participação do Ariel Quartet, como residente do projeto. O quarteto de cordas criado em 1998, em Jerusalém, é formado por jovens músicos e um dos mais aclamados de sua geração.  O festival também destaca os músicos mineiros, talentos lapidados em estudos no exterior, e que hoje integram a excelente Filarmônica de Minas Gerais. Celina Szrvinsk e Miguel Rosseline são uns dos maiores pianistas brasileiros. Geisa Felipe (flauta) e Luís Leite

Fábio Presgrave
Fábio Presgrave

(violão) mostram um repertório eclético incluindo obras populares. Completam a experiência camerística renomados solistas como: Simone Leitão (piano), Daniel Guedes (violino), Márcio Mallard (violoncelo), João Carlos Ferreira (viola), Iura de Rezende (clarineta), e Alma Liebrecht (trompa).

O repertório vai de obras populares como Pixinguinha e Gismonti, passando pelos românticos e necessários Mendelssohn e Schumann até os mestres da música do século XX como Stravinsky e Schoenberg. O quarteto de cordas se junta os gênios das cordas brasileiras, Daniel Guedes e Marcio Mallard para executar a raríssima e difícil Noite Transfigurada, de Schoenberg.

A I Semana Internacional de Música de Câmara de Belo Horizonte tem patrocínio da Vivo, incentivo do Governo de Minas Gerais e apoio da Rede de Ensino Doctum.

 

Luís Leite
Luís Leite

PROGRAMAÇÃO:

Caratinga: 19 e 20 de junho, 20h, Casarão da Artes | Rua João Pinheiro, 154 Caratinga | (33) 3322-6224

 

Belo Horizonte: Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte | Rua Gonçalves Dias, 320, Funcionários | (31) 3224-1744

25 e 26 de junho, 20h.

27 e 28 de junho, 11h.

 

Geisa Felipe
Geisa Felipe

Fonte: Assessoria Simone Leitão

Uma resposta

  1. *

    Apetência musical
    tem o dom de enobrecer,
    dando cultura geral
    e um refinado prazer.

    Música lembra amizade,
    cordas juntas a vibrar
    num rompante de lealdade,
    bastando uma só tocar.

    Tem futuro auspicioso
    quem com nobreza se pauta
    e do talento é cioso
    levando a vida na flauta?

    – FLASh