I Conferência Municipal do Idoso será no dia 3 de julho

Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Rosa Maria Martins, secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Lívia Maria Siqueira Fernandes
Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Rosa Maria Martins, secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Lívia Maria Siqueira Fernandes

Tema será Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades

CARATINGA – Nesta segunda-feira (15), data em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e o Conselho Municipal do Idoso anunciam a realização da I Conferência Municipal do Idoso.

Com o tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades”, a I Conferência Municipal do Idoso será realizada no próximo dia 3 de julho, sexta-feira, das 13 às 17 horas, no Lar dos Idosos Monsenhor Rocha, Rua Deputado Dênio Moreira de Carvalho, 1139, bairro Santa Cruz. O evento é gratuito e aberto a pessoas de todas as idades, interessadas no tema.

A secretária de Desenvolvimento Social, Lívia Siqueira, define a I Conferência Municipal do Idoso como um marco na política pública voltado ao idoso. “Este será um momento ímpar, com participação de diferentes segmentos da sociedade”.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Rosa Maria Martins, convida a população a participar da I Conferência. “Queremos a participação dos idosos e também dos jovens de Caratinga neste evento. A Conferência serve para criar estratégias e políticas públicas voltadas ao idoso e os objetivos são discutir e avaliar ações já realizadas e promover a participação popular nos debates que envolvam os direitos da pessoa idosa”.

PROGRAMAÇÃO

A programação conta com plenária para leitura e aprovação do Regimento Interno do Conselho Municipal do Idoso, seguida da Conferência Magna com o tema do evento: “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades”, acompanhada de debate.

Depois, os participantes serão divididos em quatro grupos de trabalho serão formados para discutir quatro eixos. São eles: Gestão (Programas, Projetos, Ações e Serviços); Financiamentos (Fundos da Pessoa Idosa e Orçamento Público); Participação (Política e Controle Social); e Sistema Nacional de Direitos Humanos.

Depois da discussão os grupos se juntarão em Plenária para análise com apresentação das propostas discutida em cada um deles.