TRILHAS DE FUTURO FASE 2 - ENFERMEIRA (Mobile)

Feirarte, cultura, artesanato e lazer na Praça

Feirarte, evento de caráter artesanal, cultural, gastronômico e de lazer, será realizada mensalmente na Praça Cesário Alvim

CARATINGA– A partir desta sexta-feira (19), Caratinga passa a contar com a Feirarte, evento de caráter artesanal, cultural, gastronômico e de lazer, que será realizado mensalmente na Praça Cesário Alvim. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo com associações do município e tem como objetivo difundir o artesanato local, regional e nacional, promover a cultura, incentivar a inclusão social e a geração de renda para artesãos e produtores, além de estimular o turismo cultural e a ocupação qualificada do espaço público.

Durante a feira, o público poderá conferir apresentações culturais de música, dança e teatro, oficinas de artesanato, rodas de conversa sobre economia criativa e um espaço infantil com atividades lúdicas e brinquedos. Na área gastronômica, os comerciantes deverão apresentar todas as licenças exigidas pela Prefeitura e certificações da Vigilância Sanitária, com alvarás expostos ao público e seguindo normas de higiene e segurança alimentar.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Odiel de Souza, destacou que a realização da feira atende a uma demanda antiga dos artesãos locais. “E era um compromisso de campanha do Dr. Giovanni. Nos reunimos várias vezes, montamos uma associação, está em fase inicial ainda, mas o mais importante é que o evento está vindo e vem para ficar. Vai funcionar inicialmente uma vez por mês, sexta, sábado e domingo, e acreditamos que a população vai prestigiar. É mais um evento não só para Caratinga, mas para toda a região”, afirmou.

Odiel ressaltou ainda que a Feirarte terá uma estrutura diversificada para atender toda a comunidade. “Vai ter praça de alimentação, área para as crianças brincarem, artesanato, comida, tudo que a população vem reivindicando. Estamos preocupados com a saúde e a segurança: todas as barracas terão autorização da prefeitura, haverá fiscalização e conversamos com a Polícia Militar para dar mais conforto às famílias. Tenho certeza que será um sucesso”, disse.

A primeira edição contará com cerca de 40 a 45 expositores e shows musicais todos os dias. “Futuramente, vamos dar oportunidade para quem sabe tocar violão, fazer um festival de violeiros aos domingos. Nesta primeira não teremos essa possibilidade, mas logo vamos abrir espaço para os artistas de Caratinga em geral”, completou o secretário.

A programação da Feirarte será a seguinte: na sexta-feira, das 18h às 23h; no sábado, das 9h às 23h; e no domingo, das 9h às 23h. Com praça de alimentação variada, a proposta é que os visitantes também possam aproveitar refeições no local. “Gostaria de pedir à população de Caratinga e da região que prestigie esse evento. É mais um evento que veio para ficar e a participação de todos é essencial para o sucesso”, concluiu Odiel.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Odiel de Souza, destacou que a realização da feira atende a uma demanda antiga dos artesãos locais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *