Esporte cresce em Caratinga e o governo de Minas reconhece o resultado

CARATINGA – Pela terceira vez consecutiva, Caratinga alcança 1º lugar do ranking do programa ICMS Esportivo, este ano concorrendo com 224 municípios. Este ranking trata-se de um inventário de atividades esportivas em que o município informa voluntariamente ao governo do Estado de Minas Gerais as atividades sistemáticas e eventos de práticas de atividades físicas, lazer ativo, competições de alto rendimento dentre outras informações.

O último ano a ser informado foi o ano base 2016. Nele foi contabilizado a prática comprovável de 33 modalidades esportivas: Arremessos, corrida, saltos, (atletismo), basquete, biatlo, caminhada, cabo de guerra, ciclismo, capoeira, dama, dança, futebol de campo, futebol society, futsal, ginástica aeróbica, ginástica laboral, handebol, jiu-jítsu, M.M.A, musculação, natação, peteca, queimada, recreação, taekwondo, tênis de campo, tênis de mesa, tiro esportivo, trekking, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Mas segundo a diretora de Projetos Esportivos, Juleny Leite de Mattos, gestora responsável pela inserção dos dados no sistema da Secretaria do Estado de Espores de Minas Gerais – SEESP- MG – este número é ainda maior. “Há modalidades que a gente sabe que há prática na cidade e outras até mesmo competições, mas só entra no sistema quando temos acesso a documentos. Não foi lançada a cavalgada, o skate, o voo livre, o futebol de areia, o futevôlei, a hidroginástica, o fisiculturismo… Até aqui já contei 40 modalidades”.

Segundo a diretora, “é muito importante a parceria do agente desportivo lá na sua área de atuação conosco, aqui, na Prefeitura para este trabalho. Futuramente teremos implantado a nossa lei de incentivo ao Esporte, a do Município de Caratinga. Esta proximidade e esta documentação favorecerá os trabalhos de acesso, de aquisição de recursos, a ambas as partes. Nós convidamos a aqueles que realizam eventos a nos procurar para esclarecermos sobre isso”.

PONTUAÇÃO

No relatório emitido pela SEESP- MG, dos 5346 pontos alcançados pelas informações, a categoria alto rendimento (esportes de competições federadas custeadas pelo Programa Bolsa Atleta), fez 1620 pontos. Já os Jogos Estudantis de Caratinga, 1350 pontos. Os dois juntos são capazes de colocar o município na 9ª posição do ranking competindo com 224 municípios.

Mas as práticas de atividades de lazer (675 pontos), com 15 modalidades diferentes (em que encontramos a iniciativa privada mesclada com ações da prefeitura) somadas aos Projetos Sócio Educacionais (607 pontos) com 14 modalidades inserido em contexto de instituições públicas (Programa + Educação) elevam para a posição de 1ª Lugar com 4252 pontos. “Porém computamos, a mais, 1094 pontos informando outras categorias tais como a qualificação de agentes desportivos, futebol de campo amador (Copa Distrital e LCD), Esporte para terceira Idade (NASF, Academia da Saúde, Bolsa Atleta), Academia na Escola (CEIM Belas Artes), Xadrez na Escola (E.M. Bezerra de Menezes), JEMG, Jogos de Minas, reformas de espaços públicos de esporte e lazer e Esporte para com Deficiência (Jiu-Jítsu – Prof. Jean Chaves)”, lista Juleny.

De acordo com a diretora, pela diferença de 1322 pontos entre Caratinga e o segundo colocado, o município de Rio Pomba, o gestor de Montes Claros entrou em contato e quis saber qual é o segredo que Caratinga faz para conseguir tudo isso. “Muito Trabalho!”, respondeu Leandro Viana, diretor Municipal de Eventos e Equipamentos Esportivos.

ICMS ESPORTIVO

O ICMS Esportivo tem critérios estabelecidos pela lei 18.030/2009 e analisa os trabalhos dos municípios inscritos. O programa verifica a renda per capita do município, a quantidade e qualidade de eventos, a abrangência dos eventos com relação ao nº de participantes e modalidades ofertadas. Há um cruzamento de dados com instituições tais como a Fundação João Pinheiro e está subordinado a vedações do Tribunal de Contas do Estado – TCE-MG. O município que não anda com sua prestação de contas em dia fica impedido de receber a sua cota parte como aconteceu a 44 municípios que fizeram tempestivamente o trabalho de lançamento de dados, mas não viram sua classificação no ranking. Daí se verifica que a importância da eficiência nos diversos setores da Prefeitura.

“Por isso, a Superintendência Municipal de Cultura e Esportes, em nome da Prefeitura de Caratinga agradece a todos os colaboradores governamentais e da Sociedade Civil que tem nos atendido, desde 2010, na coleta de informações e documentos para o desenvolvimento do Inventário Municipal de Esportes para inserção no Programa ICMS Esportivo e parabeniza a todos aqueles que tem no seu dia a dia o envolvimento com as práticas esportivas e de lazer como prazer, diversão ou profissão”, finaliza a diretora.