CARATINGA- O café está presente também no cinema. Para falar sobre filmes em que o grão rouba a cena, o DIÁRIO convidou o produtor e diretor de cinema João Paulo de Souza.
“O café se tornou uma das bebidas mais consumidas por nós, na história contemporânea da humanidade, em praticamente todas as regiões do mundo. Na maioria das vezes, nem possuímos um motivo para bebê-lo e fazemos isso pelo prazer de degustar essa bebida maravilhosamente agradável ao nosso paladar”, analisa João Paulo.
Por conta disso, João Paulo acrescenta que é comum o café ser representado de diversas formas diferentes na cultura pop mundial e com o cinema não é diferente. “Separei uma lista de cinco filmes em que o café ou é quase que um personagem do filme ou é cenário perfeito para que uma narrativa se desenvolva em torno dele”.
1-CAFFEINATED
João Paulo, produtor e diretor de cinema
Após perder o filho, Margarida (Valdinéia Soriano) vive isolada da sociedade. Ela se separa do marido Paulo e perde o contato com os amigos e pessoas próprias. Um dia, Violeta (Aline Brunne) bate à sua porta. Trata-se de uma ex-aluna de Margarida, que assume a missão de devolver um pouco de luz àquela pessoa que havia sido importante pra ela na juventude. E lógico, não poderia faltar o personagem quase que oculto, mas sempre presente, no decorrer da trama… o café!
Um dos filmes mais famosos do aclamado diretor, produtor e roteirista, Quentin Tarantino, tem uma de suas cenas mais famosas inteiramente dedicada a apreciação do café. Durante a cena ao mesmo tempo em que os personagens debatem o quão bom é o café que estão tomando, eles também começam a discutir o que deve ser feito para sumir com um corpo em menos de 40 minutos. Durante o decorrer do filme, SEMPRE há uma pausa para o café!
Esta obra clássica já começa com uma das cenas mais icônicas e aclamadas pela crítica cinematográfica. A personagem Holly Golightly está pensativa diante de uma das lojas mais luxuosas de Nova York, saboreando um copo de café e um croissant, enquanto amanhece na “cidade que nunca dorme”.
O filme conta a história de Amélie Poulain, uma moça cativante, simpática e inocente que se muda para Paris, começa a trabalhar em uma cafeteria e após encontrar uma caixinha dentro de seu apartamento, tenta inspirar a mudança na vida das pessoas por meio de pequenos gestos, e ao mesmo tempo se encontrar como uma pessoa útil ao mundo.
O café é o personagem principal do filme de documentário “Caffeinated”. Que conta a história de pessoas que se dedicam de corpo e alma a plantar, criar e produzir o café mais próximo da perfeição. O filme evidencia todos os processos de produção através do ponto de vista de quem o produz, desde o plantio da primeira semente, até ele ser servido quentinho.