CARATINGA – A Escola Estadual Princesa Isabel, em Caratinga, tem desenvolvido uma série de iniciativas pedagógicas com o objetivo de fortalecer a aprendizagem dos estudantes e conscientizar a comunidade escolar sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Mais do que preparar para a avaliação externa, as ações buscam ampliar o engajamento das famílias, incentivar hábitos de estudo e promover momentos de reflexão e pertencimento entre alunos, professores e equipe escolar.
Entre as estratégias adotadas, a escola realizou reuniões com diferentes segmentos da comunidade escolar — incluindo equipes pedagógicas e administrativas, docentes, pais e responsáveis — para definir metas e alinhar práticas pedagógicas. Também foram organizados encontros de integração, como o “Sabores que Aproximam”, um café coletivo que promoveu o diálogo entre famílias e estudantes sobre a importância da avaliação e do acompanhamento escolar.
“A nossa equipe escolar tem se dedicado de forma intensa e colaborativa nesse processo. Foram realizadas reuniões com todos os segmentos da comunidade escolar, fortalecendo a participação e o envolvimento de todos. As famílias dos estudantes tiveram a oportunidade de entender a importância do resultado da avaliação do Saeb para nossa escola, nosso Estado e para a educação brasileira, e de que forma cada um pode colaborar para esse sucesso”, destacou a diretora Elaine Vieira.
Mobilização que vai além da prova
Os estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio participaram de simulados e receberam visitas da equipe diretiva, pedagógica e da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Caratinga, com o objetivo de reforçar a relevância da frequência e do comprometimento nos estudos. A escola também intensificou a busca ativa para garantir a presença dos alunos, acionando, quando necessário, a rede de apoio social.
A comunicação digital tem sido uma ferramenta importante para ampliar o alcance das ações. Vídeos, reels e publicações nas redes sociais da escola mostram as atividades realizadas, depoimentos de alunos sobre a importância da prova e convites de professores para o envolvimento da comunidade. Murais temáticos e materiais motivacionais nos corredores contribuem para criar um ambiente de incentivo ao esforço coletivo.
“A escola fez café da manhã com pais e alunos, roda de conversa para tirar dúvidas, reuniões com todos os servidores, que incluíram direção, professores, cantineiros e secretaria. Isso me faz sentir motivado, pois vejo como uma chance de mostrar o quanto aprendi e também contribuir para o crescimento da instituição”, afirma João Marcílio Medeiros, estudante do 3º ano do ensino médio.
Ainda neste mês, a mobilização da escola ganha força com o chamado Dia D do SAEB. A programação inclui apresentações teatrais e musicais organizadas pelos Auxiliares de Serviços de Educação Básica (ASBs), atividades de relaxamento e respiração para ajudar os estudantes a manterem a calma durante a avaliação, além de sorteios e um cardápio especial na merenda escolar.
“Com a chegada das avaliações do Saeb, sinto que é uma oportunidade importante para avaliar nosso aprendizado, mas ao mesmo tempo traz um certo nervosismo, já que sabemos que o nosso desempenho também reflete no resultado da escola. Por isso estou me preparando e dando o meu melhor nos simulados”, afirma Júlia Silveira, também do 3º ano do ensino médio.