CARATINGA – Os alunos do curso de Direito da Doctum Caratinga mostraram o quanto o espírito coletivo contribui para uma sociedade mais justa e solidária. Entre os dias 1º e 14 de novembro, estudantes do 1º ao 8º período se mobilizaram para transformar a vida de muitas famílias carentes.
A ação, organizada pelo Diretório Acadêmico (DA) Professor Miguel Reale, coordenação do curso e líderes de turma, arrecadou três toneladas de alimentos, três mil litros de produtos de limpeza, quase mil brinquedos e diversos itens de higiene pessoal. A iniciativa integra o projeto Doe Sorrisos, da Rede de Ensino Doctum, que une solidariedade, aprendizado e compromisso social.
As doações beneficiaram seis instituições locais, resultando na montagem de 350 kits para levar um Natal mais digno a quem precisa. Yvilla Clara, representante do Direito Acadêmico, destacou o engajamento dos estudantes. “Foi um trabalho coletivo entre alunos, coordenação e funcionários durante toda a campanha. Isso vai além da sala de aula: demonstra nosso compromisso com a comunidade e com o desenvolvimento social da cidade”, afirmou.
As instituições beneficiadas foram: AMAC (Amigos dos Meninos Assistidos de Caratinga), Casa de Maria Rainha da Paz, Projeto IDE, Projeto Sombra e Água Fresca, Associação dos Moradores de Dom Modesto (AMODOM) e Comunidade da Rua Niterói, no Bairro das Graças.
Para Carla Patrícia, presidente do Projeto Sombra e Fresca e egressa do curso de Direito, ações como essas fortalecem o vínculo entre faculdade e comunidade. “É muito importante saber que os alunos do Direito e do Diretório se engajaram e entenderam a ação social dentro desse contexto. Não é só o assistencialismo ou doar só por doar. É garantir que essas doações cheguem realmente ao destinatário final. Nós ficamos maravilhados por termos sido escolhidos para receber essa doação”.
Vanderlei Dornelas, da Casa de Maria Rainha da Paz, elogiou o envolvimento dos alunos em prol de ajudar a cantina. “Cada doação recebida faz a diferença na nossa dispensa. Vocês não imaginam o quanto essas doações são importantes”.
A missionária Júnia Costa, do Projeto IDE, agradeceu pelas doações recebidas, reforçando que serão de grande ajuda para a vida das crianças atendidas no Morro da Antena. “O Projeto IDE não tem fins lucrativos. Nós recebemos e repassamos as doações. Então, veio em boa hora para as crianças do projeto”.
A psicóloga Bibiane Souza Santos, da AMAC, uma instituição de acolhimento de meninos e meninas, também celebrou a iniciativa. “Os alunos têm realizado trabalhos importantes com os acolhidos da instituição. Tenho certeza de que estas doações vão alegrar ainda mais o coração de cada um”.
Representando a Comunidade da Rua Niterói, Reginaldo Clayton, destacou a importância do gesto. “É uma satisfação participar de um projeto tão bonito. É uma iniciativa muito bacana promovida pelos alunos”.
Da Amodom (Associação de Moradores de Dom Modesto), Luan Venâncio enfatizou a força da parceria. “É um evento acadêmico que atravessa as portas da faculdade e chega às comunidades. Isso é muito importante porque não é somente dentro da sala que se forma um cidadão. A diretora da unidade, Flávia Bastos, completou: “Faremos um Natal muito mais feliz para todas as famílias”.
O coordenador do curso, Patrick Luiz, reforçou que a formação em Direito vai além do conteúdo curricular. “O curso está em Caratinga não apenas como um polo de formação profissional, mas pelo seu impacto social que promove. “Quando o aluno conhece a realidade dos bairros periféricos e pensa em ações beneficentes e estruturais, cumprimos nosso papel social”.
O presidente executivo da Rede Doctum, professor Pedro Leitão, prestigiou a entrega e elogiou o engajamento dos estudantes. “O curso de Direito, além das excelentes avaliações, propõe uma formação humanista E vemos isso na prática. Muito mais do que formar profissionais, queremos formar pessoas que impactam positivamente sua comunidade. Parabéns! O mérito é todo dos alunos”.
O projeto Doe Sorrisos reforça o compromisso da Rede Doctum com uma educação que transforma vidas — dentro e fora da sala de aula.









