Se você está cansado de se frustrar com documentos desformatados, bagunçados ou sem otimização, a solução chegou. O avanço tecnológico mudou de forma significativa a perspectiva da população. Problemas que antes não tinham solução agora podem ser resolvidos em segundos.
Durante muito tempo, o formato Word dominou os documentos digitais, mas hoje as coisas são diferentes. Graças a uma evolução tecnológica e necessidade da população, converter Word para PDF passou a ser um processo simples e otimizado. Ter seus documentos em PDF nunca foi tão fácil.
Word vs PDF: como o formato influencia a leitura e a segurança do documento
O principal problema é que o Word possui muitas quebras de layout e incompatibilidades de versões a depender do dispositivo. Na hora de enviar, salvar ou imprimir você pode se deparar com o problema de partes do documento cortadas ou desformatadas. Isso é um problema que não ocorre com o PDF.
No Word você também lida com o risco de uma edição acidental em arquivos importantes. Assim, você pode acabar apagando informações relevantes e perder dados. Enquanto isso, documentos no formato PDF não são facilmente editáveis, o que garante maior segurança e praticidade.
De acordo com o Smallpdf, ferramenta ideal para empresas que lidam com documentos em PDF, a integridade do formato PDF garante leitura idêntica em qualquer sistema operacional. Isso mostra como esse formato se comporta de forma universal, sendo acessível e direto para os usuários.
Impactos reais de um documento mal formatado
A formatação em Word é muito frágil e, se você não converter Word para PDF corre risco de passar por alguns problemas. Abaixo listamos as situações que mais trazem dor de cabeça para os usuários.
Impressão de currículo com fontes erradas
Ao produzir um currículo, o esperado é que ele seja ideal. Para isso, precisa atender as necessidades do recrutador, te apresentar adequadamente e manter uma formatação agradável e de fácil leitura.
Infelizmente, ao usar o formato Word, o recrutador pode receber um arquivo bem diferente do que você enviou. No caso de várias empresas, isso já é suficiente para desclassificar alguém para a vaga.
Contratos que chegam editáveis ao destinatário
Se você redigir um contrato e enviá-lo no formato original, em Word, estará correndo risco de ter o documento editado sem que você perceba. Isso representa um risco, principalmente se ele já estiver com a sua assinatura.
Documentos importantes, como contratos, devem sempre ser convertidos para PDF antes de compartilhados. Desse modo, você evita que ele seja modificado inadequadamente e garante a sua integridade.
Trabalhos acadêmicos rejeitados devido à formatação
Atualmente, principalmente após a pandemia do COVID-19, a população passou a fazer tudo no universo digital. Trabalhos de escola e faculdade, por exemplo, começaram a ser entregues digitalmente, o que facilita o trabalho para todos.
No entanto, a maioria dos trabalhos e arquivos acadêmicos só são aceitos em formato PDF ou com formatação específica. O Word acaba não atendendo bem a esses requisitos. Por isso, a conversão é a melhor alternativa.
Celular como ferramenta de produtividade: não é só para redes sociais
Como dito anteriormente, o digital já está presente no dia a dia da população. A maioria das pessoas está online, seja para estudar, trabalhar ou até para lazer. Com o tempo, percebemos que dispositivos móveis servem para muitas coisas além de jogos e redes sociais. A maioria dos currículos enviados por WhatsApp hoje são em formato PDF feitos no próprio celular.
Atualmente, cerca de 9 a cada 10 pessoas no Brasil possuem celular. Uma pesquisa do IBGE mostra que 167,5 milhões de pessoas de 10 anos ou mais de idade têm telefone móvel celular para uso pessoal. Esse dispositivo móvel pode facilmente ser utilizado como ferramenta para digitalizar, editar e converter documentos.
Muitas plataformas de conversão, como Smallpdf – que já citamos acima, são compatíveis com esses aparelhos e podem ser utilizados no navegador. Hoje pequenos empreendedores já usam o WhatsApp como canal de trabalho e o PDF garante envio profissional de cardápios, recibos e contratos
Conversão rápida com qualidade: o que você precisa saber antes de começar
Converter é um processo bem simples a princípio. Apesar disso, é importante estar atento a algumas configurações do seu arquivo Word que tornarão a conversão mais simples. Na hora de converter Word para PDF foque nos seguintes pontos:
- Evite arquivos corrompidos ou com macros. Isso pode criar um PDF impossível de abrir ou até mesmo atrapalhar o processo de conversão.
- Use fontes padrão. Dê preferência a fontes como Arial, Calibri ou Times, reconhecidas pela ABNT, principalmente para trabalhos acadêmicos. Muitas vezes, se a fonte for exótica, o conversor pode alterá-la para gerar o PDF.
- Reduza o uso de elementos “flutuantes” como caixas de texto. Imagens e caixas de texto devem ser adicionadas com cautela. Sempre confira se elas estão devidamente ancoradas na página.
Quando concluir a sua conversão, lembre-se de testar a visualização do PDF em diferentes aparelhos para checar se a formatação ficou como desejado. Desse modo, você saberá exatamente o que seu arquivo PDF apresenta.
Evite aplicativos pesados: Veja como converter Word para PDF online
Hoje já existem muitos sites responsivos que oferecem o recurso de conversão online. A formatação é bem simples, como propõe o Smallpdf, uma ferramenta para editar arquivos PDF diretamente no navegador.
Entre no site oficial do Smallpdf

Arraste e solte qualquer documento do Microsoft Word no conversor

Aguarde apenas um segundo enquanto seu arquivo do Word é convertido em PDF

Clique no botão “Download” para salvar seu PDF

Organização, agilidade e segurança: o trio que transforma seu dia com um PDF bem feito
Converter Word para PDF é a melhor maneira de ter acesso a um documento importante em formato universal. A padronização, proteção e compatibilidade são alguns dos benefícios que o formato PDF pode garantir para os usuários. Se você quer otimizar seu trabalho e a sua rotina, além de organizar seus documentos, a conversão de arquivos é a melhor alternativa.










