CRF/MG lança campanha que alerta sobre os riscos da automedicação

Tomar medicamentos por conta própria ou sem orientação é uma prática comum. CRF/MG quer acabar com esse hábito
Tomar medicamentos por conta própria ou sem orientação é uma prática comum. CRF/MG quer acabar com esse hábito

Hoje, farmacêuticos estão na Praça do Bairro da Esperança em Caratinga, para orientar a população sobre como utilizar medicamentos corretamente. Evento é o segundo da campanha pelo Uso Racional de Medicamentos 2015 no Vale do Rio Doce, que chega à sua terceira edição

CARATINGA – Tomar medicamentos por conta própria ou sem orientação é uma prática comum, principalmente quando se trata de desconfortos cotidianos, como dores de cabeça, azia, ou má digestão. O problema é que a automedicação, muitas vezes vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas, esconde perigos que podem provocar graves consequências à saúde.

Dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) apontam os medicamentos como os maiores agentes causadores de intoxicação no país, tendo sido registrados 27.008 casos de intoxicação medicamentosa em 2012, o que corresponde a 27,27% do total de ocorrências no ano.

Para conscientizar a população sobre os riscos de utilizar medicamentos sem orientação, o CRF/MG deu início à terceira edição da Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos. O evento teve início no dia 4 de maio, na rodoviária de Belo Horizonte, e agora, com o apoio das Vigilâncias Sanitárias de Ipatinga e Coronel Fabriciano, segue para a cidade de Ipatinga, na região do Vale do Aço. Além de receber folhetos explicativos, as pessoas vão poder medir a pressão arterial e tirar dúvidas com os farmacêuticos.

A campanha pelo Uso Racional de Medicamentos vai percorrer ainda outras 9 cidades com ações de rua, mobilizando farmacêuticos e acadêmicos para prestarem serviços farmacêuticos gratuitos de orientação à população.  O material será disponibilizado para download no site do CRF/MG para os profissionais que quiserem reproduzir a campanha em seus estabelecimentos.

Uso racional de medicamentos

Segundo a Organização Mundial da Saúde, uso racional de medicamentos é quando o paciente recebe os medicamentos apropriados para as suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade.

 

BOX

Campanha pelo uso racional de medicamentos

DATA: 12 de junho, sexta-feira

HORÁRIO: 8h às 12h

LOCAL: Praça do bairro da Esperança, em Caratinga

 

Saiba mais em: www.crfmg.org.br